A 12ª Semana da Consciência Negra, evento organizado pela Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, terá uma programação que traz arte e cultura afro, além de homenagear sete nomes que se destacaram na luta pelas conquistas da população negra dentro e fora da universidade. Uma luta histórica marcada pela resistência, resiliência e, principalmente, pela busca permanente por justiça e igualdade.
No dia 27 de novembro, no Salão Nobre do CT, a partir das 14 horas começam as homenagens à Adelzon Alves, produtor musical e radialista que alavancou a carreira de diversos artistas negros; Katya Gualter, Diretora da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ); Luzia Araújo, chefe da Ouvidoria Geral da UFRJ; Marcelo Dias, Diretor Cultural do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras; Maria Soledade, vice-diretora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi/UFRJ); Maurício de Oliveira Marins, técnico-administrativo em educação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e Vitor Matos, técnico-administrativo em educação do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ).
O evento terá como mestre de cerimônias Washington Ferreira, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, Técnicas e Epistemologia da UFRJ e professor da Universidade Iguaçu e do Sistema da Firjan/Senai. E o grupo Comunidança da EEFD/UFRJ apresentará uma coreografia criada especialmente para a abertura do evento.