Centro de Pesquisa em Geofísica Aplicada (CPGA) da UFRJ inaugura área externa e projeto de extensão

Foco será conscientizar a sociedade sobre papel da geologia na transição energética

Por Max Milliano Melo – Fonte: www.ufrj.br

Na terça-feira, 17/9, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou a área externa do Centro de Pesquisa em Geofísica Aplicada (CPGA), espaço que vai abrigar atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também foi iniciado o projeto de extensão Exploradores do Futuro: O Papel da Geologia na Transição Energética, que pretende aproximar a sociedade do universo da geologia.

“A gente vai poder mostrar o trabalho do geólogo e, principalmente, o trabalho do geólogo na mudança de matriz energética. No futuro vamos parar de usar combustível fóssil e passaremos a utilizar energia limpa. E para isso nós temos que minerar outros materiais que possibilitem essa mudança de matriz energética. A sociedade como um todo, os jovens, adolescentes, as famílias, todos vão poder conhecer mais sobre esse processo”, explica o professor Marco Antônio Braga, diretor do CPGA.

Participaram da inauguração o reitor da UFRJ, Roberto Medronho,  a vice-reitora, Cássia Turci, o decano do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Cabral Lima, o diretor do Instituto de Geociências (Igeo), Edson Mello, e o chefe do Departamento de Geologia (Degeo), Patrick Dal’Bó.

Estiveram presentes, ainda,  Luiz Braga, presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), Glaydston Ribeiro, presidente da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), e Paulo Emílio de Miranda, diretor da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2). Representantes de empresas do setor mineral, como a Mosaic Fertilizantes, AngloGold Ashanti, Vale, CBMM, Tetra Tech, Geosol, Layne, Hexagon, Neogeo, Invision e Intertechne, também participaram do evento.

O projeto é uma iniciativa que pretende ampliar a colaboração entre a sociedade, a Academia e a indústria, discutindo inovações e oportunidades a partir de extensão, ensino e pesquisa. “É muito importante também estabelecer comunicação e parcerias entre a sociedade, a Academia e o setor produtivo mineral”, completou Braga.

Com informações de Centro de Pesquisa em Geofísica Aplicada (CPGA/UFRJ).