Centro fica no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o primeiro do país a sediar procedimentos complexos pelo SUS
Por Conexão UFRJ – Fonte: www.ufrj.br
A equipe do Centro Nacional de Transplantes Complexos (CNTc), do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), fez sua primeira cirurgia – um transplante de fígado – no último sábado, 27/5. Nesse início, o CNTc terá seis leitos para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) e oito para a Enfermaria.
O Hospital do Fundão, como é conhecido, é a primeira unidade pública de saúde do país a sediar um programa de transplantes com capacidade de realizar procedimentos complexos, como transplantes combinados, transplantes contra barreiras imunológicas e o desenvolvimento de um programa de reabilitação intestinal, incluindo o transplante intestinal e multivisceral.
“O projeto, além de propulsionar os transplantes no país, aumentará a capacidade de atendimento à alta complexidade para nossos pacientes”, disse Marcos Freire, diretor do HUCFF, que se orgulha do fato de a UFRJ inaugurar o programa no país. “Este transplante, com esta nova equipe já do CNTc, marca o início oficial da atuação do nosso Centro de Transplantes”, conclui.
O CNTc será referência nacional na realização de transplantes complexos e reabilitação intestinal, com capacidade de fortalecer o Sistema Nacional de Transplantes por meio do compartilhamento de uma estrutura hospitalar já existente, altamente especializada, de domínio nacional. A unidade também será um centro de formação de equipe para o desenvolvimento dos transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS).
HUCFF, referência em transplantes
O projeto para criação de um centro de transplantes complexos no país vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Saúde há mais de um ano, após entendimento de que o HUCFF seria a unidade adequada, por sua capacidade de atendimento em média e alta complexidades, além da importante expressão na formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisa. Em 1993, houve o primeiro transplante de fígado, com equipe médica da França, acompanhada pelo professor Joaquim Ribeiro Filho, na época coordenador dos transplantes hepáticos no Hospital.
“Trabalhei com o professor Joaquim Ribeiro, pioneiro dos transplantes aqui no Hospital, e estar agora como professor e coordenador deste Centro grandioso é uma forma de retribuir ensinando a outras pessoas”, pontua Eduardo Fernandes, cirurgião de referência nacional em transplante hepático e atual coordenador do CNTc.
*Da Assessoria do HUCFF.