Clube da Escrita do CT promove conversa sobre os fatores que devem ser considerados na escolha do método de pesquisa

Mônica Silva, professora do Programa de Pós-graduação e autora do livro “Como escrever uma monografia”, é a convidada do encontro que acontece no dia 29 de novembro

O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ retorna com os encontros virtuais recebendo Mônica Silva no dia 29 de novembro, às 14 horas, para conversar sobre os fatores que devem ser considerados na escolha do método de pesquisa. Docente do Programa de Pós-graduação em Informática da UFRJ, Mônica é colaboradora da rede de pesquisas Iberoamericana IO-SALUD e autora do livro “Como escrever uma monografia”.

Para realizar um trabalho científico o pesquisador dispõe de uma série de metodologias com diferentes abordagens. Para escolher o método mais adequado deve-se considerar o nível de conhecimento sobre o tema, o objetivo do estudo e a disponibilidade de dados existentes. A proposta do encontro é apresentar alguns conceitos e a relação existente entre eles para que os pesquisadores sejam capazes de definir o método de pesquisa mais apropriado ao estudo que pretendem realizar.

A mediação será realizada por Paulo Tostes, professor e coordenador pedagógico de graduação e pós-graduação do Instituto Infnet no Rio de Janeiro e doutorando em Informática pela UFRJ. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Criado em 2020, o Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.