Clube da Escrita promove conversa sobre internacionalização da pesquisa

A proposta é ampliar a perspectiva de estudantes, professores e pesquisadores para as questões linguísticas que permeiam o processo da internacionalização da pesquisa.

Por Setor de Comunicação do CT

No dia 26 de agosto, às 14 horas, o Clube da Escrita recebe a professora Sonia Vasconcelos, do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ, para falar sobre “Internacionalização da pesquisa e proficiência em língua inglesa: Desafios para jovens pesquisadores brasileiros”. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

A internacionalização das universidades e institutos de pesquisa vem ganhando espaço cada vez maior em políticas públicas em vários países, incluindo diversas ações de cooperação em projetos, estimulando intercâmbios e expansão de redes colaborativas. Nesse ambiente internacional, os desafios incluem uma boa dinâmica de comunicação entre os participantes e o fator linguístico é, naturalmente, um desafio em muitas dessas cooperações, para estudantes e professores/pesquisadores.

No âmbito da pesquisa científica, a língua inglesa continua tendo um papel central em projetos colaborativos e publicações internacionais. Entretanto, o que pesquisas e relatórios nacionais e internacionais indicam sobre os desafios linguísticos que se impõem nesse processo de internacionalização? De que forma as dificuldades com a escrita acadêmica em inglês, por exemplo, podem impactar esse ambiente colaborativo?

O encontro pretende oferecer a estudantes, professores e pesquisadores uma perspectiva sobre o tema, buscando ampliar o olhar para as questões linguísticas que permeiam esse processo de internacionalização da pesquisa. A mediação será realizada pela pesquisadora Carmen Penido, Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Sonia e Carmen coordenam a organização da sexta edição do Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (VI BRISPE).

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.