Clube de Escrita do CT: atividade que oferece suporte para escrita acadêmica mantém programação durante a greve

Programação de lives, oficinas e cursos já está em curso

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ retornou suas atividades com a live de estreia da nova temporada com Robson Cruz no dia 18 de abril. As oficinas também já estão a todo vapor, no dia 12 de abril aconteceu a primeira com o tema “Estratégia de leitura em inglês – abstract”, e em maio já está programada uma live sobre as normas da ABNT.

O Clube de Leituras do CT é um braço do Clube da Escrita, e ambos buscam promover espaços coletivos de compartilhamento de saberes e experiências para aprimorar o desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus participantes. Além disso, o Clube de Escrita está voltado para o trabalho da escrita acadêmica, considerando suas diversas dimensões e possíveis dificuldades.

O Clube da Escrita surgiu a partir de demandas dos pós-graduandos do CT, mas à medida que os pedidos aumentaram, a equipe se reorganizou. Iris Mara Guardatti Souza, Técnica em Assuntos Educacionais, explica: “As lives e o Clube de Leituras são atividades abertas a toda a comunidade da UFRJ. Já as oficinas e cursos priorizam os pós-graduandos do CT em função do número restrito de vagas, mas sempre que possível, abrimos para estudantes de  outras unidades. Os atendimentos individualizados eram restritos aos pesquisadores do CT, mas neste ano estamos ampliando para os pós-graduandos do CCMN. Observamos demanda por parte dos estudantes de graduação para a escrita do TCC e ampliamos os atendimentos oferecidos pelo Clube da Escrita para este público.”

As atividades do Clube tem periodicidade diferentes, as lives são mensais,os atendimentos individualizados são contínuos e as oficinas e minicursos são organizados de acordo com a demanda da comunidade acadêmica do CT e as avaliações da equipe. Em junho, a oficina será sobre normas de periódicos internacionais e em julho o mini curso tratará sobre planejamento da escrita. Devido à greve as atividades estão limitadas.

As atividades são desenvolvidas, em parceria, por pós-graduandos do Laboratório de Letramento Acadêmico e Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras. Recentemente passou a contar também com a colaboração da servidora aposentada Rita Cavaliere, que fazia parte da equipe.

Segundo Iris, a principal importância do Clube da Escrita é a tentativa de preencher uma lacuna que existe na universidade em relação ao letramento acadêmico e oferecer suporte aos estudantes para as suas produções textuais acadêmicas, enquanto o principal obstáculo a ser enfrentado é o alcance aos estudantes que precisam do apoio mas não conhecem as atividades do Clube.