Participantes poderão conhecer trajetória e importância da autoavaliação na Universidade
Por Erica Gomes – Fonte: www.ufrj.br
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove nesta segunda-feira, 26/5, a 2a edição do evento “Transformando informação em conhecimento”, no salão nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). A mesa de abertura, com início às 9h, terá a presença do reitor da UFRJ, Roberto Medronho; da vice-reitora, Cássia Turci; do decano do CCMN, Josefino Cabral Melo Lima; da procuradora educacional da instituição, Maria Antonieta Peixoto Gimenes Couto; e do coordenador da CPA-UFRJ, Sérgio de Paula Machado.
Na parte da manhã, das 10h às 12h, o painel intitulado “Autoavaliação da UFRJ – do COOPERA à CPA” pretende resgatar o pioneirismo institucional na questão do processo avaliativo. A primeira iniciativa nesta área ocorreu na década de 1990, por meio do modelo COOPERA que, antes de ser descontinuado, permitiu o levantamento de muitos dados sobre a Universidade. O responsável por coordenar esse sistema na época, o professor do Instituto de Química, Carlos Eduardo Bielschowshy, atual superintendente da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) da UFRJ, será um dos participantes do painel, juntamente com a vice-reitora e o coordenador da Comissão Própria de Avaliação.

Uma metodologia singular
Com a experiência de quem é avaliador do Ministério da Educação (MEC) desde 1998, Machado afirma que o tamanho e a diversidade da UFRJ fizeram com que a Universidade criasse uma nova metodologia de relatório de autoavaliação, que é inédita no Brasil, para atender às especificidades institucionais. O objetivo é que o documento não tenha apenas um caráter burocrático, mas também seja um instrumento de gestão institucional capaz, por exemplo, de subsidiar solicitações para financiamentos de projetos de ensino e pesquisa.

A CPA trabalha em torno das dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior (Sinaes), que envolvem questões relevantes para a comunidade universitária e para a sociedade em geral: planejamento e avaliação institucional; Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); responsabilidade social; políticas para ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão; comunicação com a sociedade; política de atendimento aos estudantes; política de pessoal para técnicos administrativos e docentes; organização e gestão das unidades; sustentabilidade financeira; e infraestrutura física.
Casos de sucesso e desafios autoavaliativos
Na parte da tarde, a programação do evento prevê o debate de professores, que representarão os quatro centros com mais destaque no processo de difundir em suas unidades o trabalho e a importância do relatório da CPA: Marialda Moreira Christoffel, do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé; Paulo César Lopes Pereira, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE); Priscila Andrade Magalhães Rodrigues, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH); e Maria do Céu Pinto do Amaral, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Com o tema “A construção do processo de avaliação nos centros”, as apresentações sobre casos de sucesso e desafios serão feitas das 14h às 16h.
O professor Machado, que coordena a CPA desde 2020, contextualiza a importância da comunidade universitária participar desse encontro. “É fundamental mostrarmos e divulgarmos constantemente como se dá a autoavaliação na UFRJ. Todos os anos, a instituição é obrigada a depositar um relatório de autoavaliação no Ministério da Educação até o dia 31 de março, sob pena de sanção financeira. Desde 2020, pela primeira vez a Universidade passou a entregar o documento com um ciclo completo de autoavaliação em unidades, em centros e na própria reitoria. A cultura da autoavaliação ainda não está completamente entranhada na comunidade universitária, daí a importância de que todos conheçam o processo”, explica o coordenador da CPA-UFRJ.
Equipe alto nível
A CPA é composta por integrantes do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE); do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), do Centro de Letras e Artes (CLA), do Centro de Tecnologia (CT), do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé), do Campus Duque de Caxias e do Fórum de Ciência e Cultura (FCC). Cada um dos centros é representado, respectivamente, por um titular e um suplente dos docentes, dos estudantes e dos técnico-administrativos em educação (TAEs). A equipe ainda conta com membros da sociedade civil: dois titulares e dois suplentes .
Aqueles que não puderem comparecer presencialmente ao evento “Transformando informação em conhecimento”, poderão acompanhar as discussões, organizadas pela equipe CPA, pela internet. A transmissão para o público em geral será feita pelo link: https://www.youtube.com/live/K28bfkon5AU. A comunidade universitária poderá participar com perguntas, em tempo real, acessando o seguinte endereço: https://conferenciaweb.rnp.br/ufrj/decania-ccmn-ufrj.

Confira a programação na íntegra:
