Projeto de extensão do campus Macaé promove evento para discutir a sobrecarga do público feminino
Por Carol Correia – Fonte: www.ufrj.br
Um dos mais importantes papéis da universidade pública é abrir caminhos de diálogo com a comunidade para encontrar, todos juntos, formas melhores de viver. É com esse princípio que o projeto de extensão Construindo Pontes promove o Seminário + Mulher – Sobrecarga, que acontece entre os dias 28/6 e 2/7 de forma on-line.
Ao longo do projeto,que, desde 2010, busca realizar atividades de divulgação e popularização da ciência, o grupo percebeu a demanda por um espaço para o público feminino discutir temas como carreira, trabalho e formação profissional continuada dentro desse universo, que envolve cobranças em relação à família, casamento, filhos, entre outros.
Assim surgiu o Seminário + Mulher – Sobrecarga, que terá cinco noites com temas diversos conduzidos por mulheres especialistas nas áreas. Segundo Uliana Pontes, coordenadora do projeto de extensão e professora do campus Macaé, os assuntos foram identificados a partir de conversas informais e por meio de questionários de avaliação disponibilizados durante outros eventos. Entre eles estão: formação profissional e acadêmica; carreira e empreendedorismo; mídia e saúde da mulher; comunicação interpessoal e no trabalho; busca de um propósito de vida.
“Após fecharmos os temas gerais, fizemos uma nova consulta, dessa vez direcionada, para saber quem seria o nosso público, e pedimos que apontassem que enfoques ou recortes gostariam de trazer, como previdência”, conta a professora, citando a palestra Saúde, Previdência e Cidadania, também originada a partir da demanda do público em 2018.
As inscritas poderão assistir às lives e participarão, em seguida, de uma roda de conversa com as palestrantes para tirar dúvidas e compartilhar experiências. Como as vagas são limitadas, a equipe decidiu transmitir as palestras de maneira pública no canal do Construindo Pontes no Youtube.
“Esperamos trazer informação objetiva, funcional e de qualidade para as participantes e optamos por um modelo mais dinâmico justamente para facilitar a participação. Se a pessoa só quiser ou puder ver a programação de terça-feira, se inscreve só para aquele dia. Se não quiser ou puder se inscrever, assiste à live. A ideia é levar a informação ao maior número de pessoas”, conta.
As interessadas em participar do Seminário + Mulher – Sobrecarga podem se inscrever aqui. Para mais informações sobre o evento, siga o Construindo Pontes no Instagram e no Facebook.