CT e University De Pau Et Des Pays De L’adour: uma parceria de sucesso

Escola Politécnica e Coppe estudam proposta sobre intercâmbio estudantil e docente entre as duas universidades

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

Na última quinta-feira (04/4), a Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebeu representantes da University De Pau Et Des Pays De L’adour (UPPA) para uma reunião com os setores de relações internacionais da Escola Politécnica e da Coppe. Após a apresentação sobre a estrutura da universidade, a pauta foi o programa de intercâmbio oferecido pela instituição.

Com as demandas alinhadas, a ideia é que a parceria possa trazer professores franceses para fortalecer a internacionalização da Escola Politécnica, a partir de um programa de intercâmbio de docentes, com a duração de 20 dias, que os permite também apresentar os cursos de pós-graduação oferecidos pela UPPA na França.

Entre os presentes no encontro, estavam Walter Suemitsu, Decano do CT; Rogério S. do Nascimento, Diretor Adjunto de Relações Internacionais da Escola Politécnica; Jorge Alison, Assessor Internacional da Coppe e Luíza Costa, estudante de Engenharia Elétrica da Poli. Representando a instituição francesa, estavam Laurent Bordes, Reitor da UPPA; Dominique Rebière, Delegado Acadêmico Regional de Pesquisa e Inovação; Ernesto Exposito Garcia, Vice-reitor de Relações Internacionais e Hélène Carré, Vice-reitora de Patrimônio.

Rogério S. do Nascimento conta um pouco sobre a escolha da Universidade convidada: “A UPPA possui bastante relevância nas pesquisas que envolvem Energia e Meio Ambiente (Energias renováveis, Eficiência energética, Mudanças climáticas, etc) e para a Escola Politécnica essa parceria pode fortalecer nosso Programa de Engenharia Ambiental. O benefício para os alunos é a maior oferta de vagas para o intercâmbio, mas ainda precisamos ver detalhadamente quais são as engenharias que poderiam participar de uma mobilidade acadêmica com a UPPA. Além disso, pesquisas conjuntas e o intercâmbio docente é algo que contribui bastante para a internacionalização dos cursos, o que é algo pontuado na avaliação da CAPES.”

Suemitsu explicou mais sobre a origem da relação entre as instituições: “O contato com a UPPA surgiu quando Vitor Romano, professor de Engenharia Mecânica, era o Diretor de Relações Internacionais da Escola Politécnica. Ele iniciou o programa Brafitec com a CAPES, que consiste em projetos conjuntos de pesquisa por meio de  parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia para fomentar o intercâmbio acadêmico-científico entre os países. O acordo já existe, queremos ampliá-lo, atualmente só existe um convênio de duplo diploma com a Escola de Química (EQ/UFRJ), mas a ideia é estender a negociação para todas as Unidades interessadas.”

Para quem ficou interessado nos programas de intercâmbio oferecidos pela Escola Politécnica pode consultar a parceria de Duplo Diploma por meio do link https://poli.ufrj.br/cooperacao/acordos-de-dupla-diplomacao e o “Programa Poli pelo Mundo” está disponíveis no Edital DARI-Poli 02/2024 – Poli pelo Mundo: http://poli.ufrj.br/wp-content/uploads/2024/02/Edital-DARI-Poli-022024-Poli-pelo-Mundo.pdf