Decania do CT implementa seu plano de desenvolvimento até 2026

Comissão de Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento realizou primeira avaliação em outubro

Por Lucas Leal – Setor de Comunicação/CT

A Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ lançou seu Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) conforme as orientações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRJ 2020-2024, documento que apresenta a missão, visão, valores e funcionamento geral da Universidade por meio de ações estratégicas para o alcance de metas referentes à qualidade do ensino, pesquisa e extensão, além da sua gestão. O CT é um dos primeiros Centros da UFRJ a implementar o PDU.

A implementação do plano era uma das metas da gestão anterior do Decano, prof. Walter Suemitsu, que foi reeleito em julho de 2022 e ficará à frente da Decania até 2026. No relatório do PDU – Decania do CT, o professor reconhece o Centro de Tecnologia como um protagonista importante para o desenvolvimento tecnológico do país, mas que ainda existem oportunidades de aprimoramento. “Neste processo de mudança, a Decania do CT tem papel fundamental e precisa estar preparada para os novos desafios”, afirmou o decano.

O que é o Plano de Desenvolvimento da Unidade?

O PDU da Decania do CT apresenta um plano estratégico-prático de atuação que documenta os desafios, os objetivos e as ações necessárias para a melhoria do Centro de Tecnologia. No contexto de restrições orçamentárias e de novas adaptações necessárias devido à pandemia de Covid-19, o PDU da Decania do CT foi ordenado visando melhorias na gestão da unidade.

Para isso, o processo de análise e pesquisa para a elaboração do PDU teve como base a metodologia “Design School” da Escola de Administração da Universidade de Harvard. Nesta adaptação, levaram-se em conta os fatores que afetam a gestão nas organizações brasileiras, as deficiências do planejamento no Brasil e as características de encadeamento necessárias à implementação, dentre outras condições.

Assim, a concepção do PDU da Decania do CT passou pelas etapas de: diagnóstico inicial; análise dos ambientes externo e interno; orientações do PDI-2020-2024 da UFRJ; revisão dos valores da Decania do CT; revisão da missão e da visão estratégica; revisão dos fatores críticos para o sucesso; além da definição dos objetivos estratégicos e suas respectivas metas.

Equipe da Comissão de Acompanhamento do PDU da Decania do CT realizou a primeira reunião em outubro

Neste processo, as análises e entrevistas realizadas com os chefes dos setores e operadores dos processos foram cruciais para mapear os fatores críticos e trazer a vivência do ambiente interno e externo do CT à Decania. Constatou-se, por exemplo, oportunidades de melhoria dentro do Centro de Tecnologia, tanto no âmbito material quanto pessoal, como a carência de pessoal com qualificações específicas, instalações elétricas precárias e a falta de acessibilidade na Decania e também em todo o CT.

O que muda com o Plano de Desenvolvimento da Unidade?

O mapeamento dos fatores críticos para o sucesso da Decania do CT teve papel essencial na estipulação dos objetivos estratégicos do PDU. Foram consideradas as questões mais urgentes vividas pelas comunidades interna e externa do Centro de Tecnologia da UFRJ.

Tais objetivos atuam na definição de ênfases e rumos escolhidos para o desenvolvimento e a construção do futuro do CT. Assim, PDU da Decania do CT estipula treze objetivos estratégicos para guiar o desenvolvimento da Unidade, dentre os quais estão:

  • Implantar plano de comunicação.
  • Melhorar e otimizar os espaços, incluindo a acessibilidade e modernizar as instalações elétricas.
  • Melhorar a segurança do CT de forma geral, incluindo os acervos das bibliotecas.
  • Aprovar o projeto contra Incêndio junto ao CBMERJ para Certificação do prédio e contratação de Bombeiro Civil (BC).
  • Repor e desenvolver o pessoal, implantar programa motivacional e fazer gestões para ampliar o número e valor das funções gratificadas.

Mensalmente será realizado o monitoramento do PDU pela “Comissão de Acompanhamento do PDU”.