Decania do CT promove 13ª Semana da Consciência Negra com homenagens e ações de valorização da memória

Evento destaca personalidades históricas e contemporâneas da luta antirracista e terá espaço de memória dedicado aos engenheiros Agostinho dos Reis e André Rebouças

Por Setor de Comunicação da Decania do CT

A 13ª Semana da Consciência Negra, organizada anualmente pela Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, celebrará a data com homenagens a personalidades que integram a luta histórica da população negra por reconhecimento e conquistas dentro e fora da universidade — no passado e no presente.

No dia 4 de novembro, no hall do Salão Nobre do CT, será inaugurado um espaço de memória dedicado aos engenheiros José Agostinho dos Reis (1853–1929) e André Rebouças (1838–1898). Agostinho dos Reis, ex-escravizado, tornou-se engenheiro, professor e jornalista, destacando-se como líder abolicionista. Já Rebouças, responsável por grandes obras do século XIX, é reconhecido como um dos mais importantes engenheiros do país e teve atuação marcante na campanha pela abolição da escravidão.

No dia 6 de novembro, às 10h, também no Salão Nobre do CT, Hyago Carneiro Thomaz, técnico em assuntos educacionais do Museu da Escola Politécnica, e Heloi José Fernandes Moreira, professor da Escola Politécnica e pesquisador da memória da engenharia brasileira, farão uma apresentação sobre a trajetória dos dois engenheiros homenageados.

A partir das 14h, o Salão Nobre será palco de homenagens a Angela Brêtas, docente da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ), Ouvidora da Mulher da UFRJ e integrante da Superintendência Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA); Marcelo Dias, diretor cultural do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras; Norma Santiago, coordenadora de Políticas Sociais do Sintufrj; Jorginaldo de Oliveira, técnico-administrativo em educação da UFRJ; Pretta Gonçalves, assistente social e ativista política; e Sidney Pascoutto, vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro.

O evento terá como mestre de cerimônias Lucas Adenira, estudante de jornalismo da PUC/Rio. A programação contará ainda com a participação de Heloísa Alvarenga, do grupo Comunidança, projeto de extensão da EEFD/UFRJ, que ministrará uma oficina de danças urbanas e apresentará uma coreografia criada especialmente para a ocasião.