Denise Pires de Carvalho, ex-reitora da UFRJ, assume presidência da CAPES

Cerimônia de posse reuniu diversas autoridades, parlamentares, embaixadores e dirigentes de entidades representativas das comunidades acadêmicas e científicas

Por Setor de Comunicação/CT

Empossada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, Denise Pires de Carvalho assumiu a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na terça-feira (27/2). A cerimônia foi realizada na sede da Fundação e contou com a presença de diversas autoridades do Ministério da Educação (MEC), além de parlamentares, embaixadores e dirigentes de entidades representativas das comunidades acadêmicas e científicas.

Em seu primeiro discurso como presidente da CAPES, Denise agradeceu a confiança depositada pelo ministro Camilo Santana e disse ser uma honra a responsabilidade de levar adiante o legado daqueles que defendem a ciência brasileira, a produção de conhecimento nacional e a educação de qualidade. E concluiu afirmando o seu compromisso com a ciência transdisciplinar e garantiu que a Coordenação irá se empenhar para reduzir as assimetrias regionais e continuar a promover uma educação de qualidade.

Denise Pires foi reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 2019 a 2023 e, desde o início do ano passado, ocupou o cargo de secretária de Educação Superior do MEC. Professora titular do Instituto de Biofísica, Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a nova presidente é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ) e representante da América Latina no Steering Committee da Talloires Network of Engaged Universities. Foi vice-presidente regional da Inter-American Organization for Higher Education (2021-2023), vice-presidente da Conferência Regional de Reitores das Universidades Latino-Americanas (2021-2023) e presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (2020-2022), entre outras posições de representação, com ampla experiência na gestão universitária e em sociedades científicas e médicas nacionais e internacionais. A nova presidente da Capes tem pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde, de Paris (França), e na Universitá Degli Studi di Napoli, de Nápoles (Itália).

Assista a cerimônia de posse

Aula inaugural

No dia 8 de março, às 14 horas, Denise Pires de Carvalho estará na UFRJ onde irá ministrar a aula inaugural para os estudantes dos cursos de pós-graduação da Escola Politécnica. A palestra abordará os desafios da inovação e internacionalização da pós-graduação brasileira. O evento será realizado no Auditório André Rebouças localizado no Bloco D, sala 220 do Centro de Tecnologia.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação