Descomplicando a escrita acadêmica é o tema do encontro do Clube da Escrita do CT em abril

Convidados vão discutir como o aspecto burocrático da escrita acadêmica pode ser prejudicial ao processo de criação textual

Por Setor de Comunicação/CT

Descomplicando a escrita acadêmica, é para conversar sobre esse assunto que o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe os pós-graduandos Thais Sampaio e Gabriel Martins do Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Faculdade de Letras da UFRJ. O encontro será no dia 13 de abril, às 14 horas, com tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

A proposta do encontro é propor uma reflexão sobre a escrita acadêmica, abordando questões como o caráter processual e interativo da escrita, as práticas de planejamento pessoal e textual e aspectos estruturais relevantes à escrita e à revisão de textos acadêmicos.

Os convidados também irão provocar os participantes a repensarem o aspecto burocrático da escrita acadêmica, que muitas vezes é prejudicial ao processo de criação textual, e debater a visão da escrita como uma forma do pesquisador se expressar como cidadão. Ao final do encontro, Thais e Gabriel abrem o espaço para um bate-papo e irão responder às perguntas encaminhadas pelos participantes pelo chat.

O Clube da Escrita, criado em 2020, é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.