Dia Internacional da Mulher

Decania do CT parabeniza a todas as mulheres que transformam o mundo por meio da ciência.

Por Setor de Comunicação/CT

O Dia Internacional da Mulher, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970, é um marco para a luta das mulheres para terem os mesmos direitos e condições equiparadas ao dos homens. A data ampliou o debate para além da desigualdade salarial e, atualmente, discute também o machismo, a violência contra a mulher e a paridade de gênero.

Apesar da participação feminina ter aumentado na área científica, a desigualdade de gênero ainda é visível é na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A base de dados do projeto Igualdade STEM revela que as mulheres representam 60% dos alunos de todos os cursos de ensino superior e 66% dos que não envolvem STEM. No entanto, em 2010 a participação feminina no total de alunos formados em STEM era 29,5% e, ampliou para 33,7% em 2019. Levando em consideração os outros cursos da área de Tecnologia como, por exemplo, Ciências da Computação a participação das mulheres é ainda menor, em torno de 11%.

Para buscar a paridade de gênero também nas áreas de STEM, pesquisadores da Coppe e do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, desenvolveram o projeto Jornada de Aprendizagem da Heroína voltada para a capacitação de alunas, entre 15 e 21 anos, para melhorar suas habilidades e as motivar a atuarem nas áreas STEM. No país, a participação das mulheres nestas áreas é somente de 31% no mercado de trabalho e 33% no ensino superior.

As interessadas em participar da Jornada de Aprendizagem da Heroína podem obter mais informações nos sites https://heroicjourneys.life e também no site do projeto.

A Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ parabeniza a todas as mulheres, que com muito compromisso e dedicação, transformam o mundo pela ciência e inspiram futuras gerações. Um feliz Dia Internacional das Mulheres!

Com informações da assessoria de comunicação da Coppe/UFRJ