Evento que integra projetos interdisciplinares da UFRJ se prepara para integração cada vez maior com a comunidade local
Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT
O UFRJMar, maior projeto de extensão da UFRJ, chega a sua 22ª edição e acontece na próxima semana, entre os dias 27 e 29 de agosto, na cidade litorânea de Paraty. O evento contará com mais de 20 oficinas de diferentes projetos acadêmicos e envolve docentes, servidores técnicos-administrativos e mais de 100 estudantes da UFRJ.
Com foco nas cidades costeiras, o UFRJMar busca levar o conhecimento produzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro para as crianças e adolescentes dos Ensinos Fundamental e Médio. Através de oficinas e atividades interdisciplinares promovidas pelos estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas de conhecimento, a produção acadêmica ganha espaço e visibilidade, despertando o interesse das futuras gerações em continuar aprendendo, além de contribuir para o desenvolvimento da economia de Paraty.
Na edição deste ano, o UFRJMar será sediado simultaneamente no Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil do Amaral (Cembra) e na E.M. Monsenhor Hélio Pires. A cerimônia de abertura terá como convidados o Prefeito de Paraty, Luciano Vidal, a Secretária de Educação de Paraty, Profa. Alza Gama; o diretor do CEMBRA, Prof.Leonardo Silva; a diretora do Colégio Monsenhor Hélio Pires, Profa. Queli Marcolino da Silva; o vice diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides), Flávio Chedid; e o decano do Centro de Tecnologia (CT), Prof. Walter Suemitsu.
O evento sempre traz novidades a cada edição. “Este ano contará com as apresentações do projeto Estaleiro Escola, programa educativo com o objetivo recuperar a carpintaria naval nas comunidades de pesca, tanto no Cembra quanto no E.M. Monsenhor Pires. Terá o espetáculo de dança “Amazônia Mítica” criado pela Profa. Ana Lúcia Coelho da Escola de Educação Física e Desporto (EEFD/UFRJ), que será apresentado na Praça da Matriz e nas escolas, e uma roda de conversa com lideranças indígenas da região”, contam Regina Magalhães e Rosana Torres, coordenadoras do evento.
O UFRJMar é organizado pelo CT e pelo Nides e conta com o patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Fundação Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e recursos do Nides, do Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF), do Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRAP+), do Laboratório de Nano e Microfluidica e Microssistemas (LabMEMS), do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG), além do apoio da Secretaria de Educação de Paraty, do Movimento Baía Viva, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, da Prefeitura da UFRJ e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj).
A programação é a seguinte:
- 27/08 – 16h – CEMBRA – ABERTURA
- 28 e 29/08 – das 8h às 17h – Oficinas UFRJMar (CEMBRA e E.M. Monsenhor Hélio Pires)
- 28/08 – 20h – Praça da Matriz – Apresentação espetáculo de dança “Amazônia Mítica”
- 29/08 – 19h – CEMBRA – Encerramento
Ao longo dos dias, o CEMBRA receberá as seguintes oficinas:
- Como os fluidos se comportam?
- Quartinhola
- Atletismo
- Sobremesas Gourmet
- Bioplástico de algas
- Esportes de areia
- Software
- Transformando as plantas em medicamentos
- Patchwork
- Pintura em tecido
- DSB
- Waterball
- Liga Naval
Enquanto a E.M. Monsenhor Hélio Pires estará com as oficinas :
- Arte Ebru
- Esporte Orientação
- Desvendando a diversidade e ecologia de peixes
- Guardiões da orla
- Brincando e aprendendo com o vento
- O mundo químico
- Offsina
- A saúde começa pela boca