Guia da Faculdade 2021 revelou que maioria dos cursos da instituição avaliados tem quatro ou cinco estrelas
Por Victor França – www.ufrj.br
O Guia da Faculdade 2021, do Estadão, classificou 92,3% dos 95 cursos de graduação da UFRJ avaliados como ótimos ou muito bons (cinco ou quatro estrelas, respectivamente). Segundo a pesquisa, 19 cursos foram avaliados com nota máxima, 66 foram considerados muito bons e dez como bons.
Para Maria Antonieta Gimenes, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Institucional da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ, os resultados obtidos no Guia da Faculdade/Estadão dialogam com a performance da Universidade nos indicadores do Ministério da Educação (MEC).
“O fato de a UFRJ ter 92% de seus cursos avaliados com conceitos ótimo ou muito bom também se observa nas avaliações oficiais do MEC, nas quais se verifica um índice superior a 80% de cursos com conceitos quatro ou cinco. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – refletida nos projetos pedagógicos dos cursos e na abordagem de seus conteúdos, aliada à capacitação de seu corpo docente, composto de cerca de 90% de doutores – resulta na excelência de seu ensino de graduação, com a formação de recursos humanos altamente qualificados”, aponta.
Segundo a reitora Denise Pires de Carvalho, os resultados da Universidade no estudo revelam a vanguarda da instituição.
O desempenho dos cursos
★★★★★ 5 estrelas
Ciências Atuariais
Ciências Biológicas (Genética)
Ciências Matemáticas e da Terra
Dança
Direito
Engenharia de Bioprocessos
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Química
Física
Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social
História
Licenciatura em Ciências Biológicas
Licenciatura em Dança
Licenciatura em Filosofia
Licenciatura em História
Matemática
Química Industrial
Serviço Social
★★★★ 4 estrelas
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Artes Cênicas (Cenografia)
Astronomia
Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação
Ciência da Computação
Ciências Biológicas (Biofísica/Duque de Caxias)
Ciências Biológicas (Macaé)
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Ciências Sociais
Composição de Interior
Comunicação Social (Produção Editorial)
Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)
Comunicação Social (Radialismo)
Conservação e Restauração
Defesa e Gestão Estratégica Internacional
Enfermagem
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia Civil (Macaé)
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Computação e Informação
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Materiais
Engenharia de Petróleo
Engenharia de Produção
Engenharia de Produção (Macaé)
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica e de Computação
Engenharia Mecânica
Engenharia Mecânica (Macaé)
Estatística
Farmácia
Farmácia (Macaé)
Filosofia
Fonoaudiologia
Geografia
Geologia
História da Arte
Jornalismo
Letras (Libras)
Licenciatura em Ciências Biológicas
Licenciatura em Ciências Sociais
Licenciatura em Educação Artística (Artes Plásticas)
Licenciatura em Física
Licenciatura em Física (a distância)
Licenciatura em Geografia
Licenciatura em Letras (Libras)
Licenciatura em Letras (Português e Literaturas da Língua Portuguesa)
Licenciatura em Matemática
Licenciatura em Pedagogia
Licenciatura em Química
Licenciatura em Química (a distância)
Licenciatura em Química (Macaé)
Música
Música (Canto)
Nanotecnologia
Nanotecnologia (Duque de Caxias)
Nutrição
Nutrição (Macaé)
Psicologia
Química (Macaé)
Relações Internacionais
Saúde Coletiva
Terapia Ocupacional
★★★ 3 estrelas
Desenho Industrial (Projeto de Produto)
Educação Física
Enfermagem e Obstetrícia (Macaé)
Fisioterapia
Gastronomia
Letras (Português e Inglês)
Licenciatura em Ciências Biológicas (a distância)
Licenciatura em Educação Física
Medicina (Macaé)
Meteorologia
Guia da Faculdade
Produzido pelo Estadão, o Guia da Faculdade é feito em parceria com a Quero Educação, numa metodologia de avaliação por pares para apurar a qualidade dos cursos de graduação no país.
Cerca de nove mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores. Eles dão notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. Na avaliação, consideram a qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura. Saiba mais sobre a metodologia.