Decolonizando a escrita e a não-escrita acadêmica no cotidiano do Sul Global

Quando:
24 de março de 2022@14:15 – 15:30
2022-03-24T14:15:00-03:00
2022-03-24T15:30:00-03:00
Onde:
https://bit.ly/youtubedoct
Contato:
Coordenação de Integração Acadêmica
Decolonizando a escrita e a não-escrita acadêmica no cotidiano do Sul Global @ https://bit.ly/youtubedoct

Para conversar sobre “Decolonizando a escrita e a não-escrita acadêmica no cotidiano do Sul Global” o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe Alex Faria, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e membro do Decolonizing Alliance, no dia 24 de março, às 14 horas.

A escrita acadêmica produtiva tornou-se um artefato radical de colonização a partir da contestada ascensão da universidade-academia neoliberal em escala global. A ideia de escrita produtiva regula a academia e o cotidiano de acadêmicos que vivem dinâmicas de subalternização e de resistência impulsionadas por uma crescente diversidade de escritas e não-escritas ‘outras’ incentivadas por dinâmicas libertadoras de decolonização.

Alex conversará sobre reflexões a respeito da escrita e a não-escrita acadêmica a partir de sua trajetória como acadêmico decolonial e da busca de diálogos e pontes transformadoras entre os campos de Gestão e Engenharia no Sul Global.

A mediação será realizada por Flávio Chedid, professor do Programa de Pós-graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Criado em 2020, o Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.