Docência no Ensino Superior: dilemas contemporâneos

Contato:
Coordenação de Integração Acadêmica do CT
Docência no Ensino Superior: dilemas contemporâneos @ Auditório G-122/Coppe

Em homenagem ao mês do professor, a Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ organizou o “Outubro Docente”, com uma programação voltada a promover o debate sobre a docência universitária e o cotidiano da vida acadêmica. O primeiro encontro acontece no dia 6 de outubro, às 14 horas, com o tema “Docência no Ensino Superior: dilemas contemporâneos” e terá como convidados José Carlos Pinto, professor do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe; Gabriela R. Pereira, professora da Escola Politécnica da UFRJ e do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe; Daniel Tinoco, professor colaborador da Escola de Química da UFRJ e doutorando do PEQ; além da presença de Walter Suemitsu, Decano do CT, que fará abertura do evento.

Os professores do Ensino Superior passaram a enfrentar, num curto espaço de tempo, diversas transformações nas suas condições de trabalho – do presencial para o remoto, aumento de atividades e mudança na avaliação dos estudantes – além da própria formação para o seu desenvolvimento na carreira docente. A atividade irá discutir essas questões com o objetivo de promover uma reflexão sobre o fazer docente para construir propostas de ações conjuntas.

Embora o Outubro Docente tenha sido pensado para os docentes do CT, as atividades estarão abertas para professores de toda a universidade, estudantes de graduação e pós-graduação e os demais interessados nos temas.

Todas as atividades do Outubro Docente serão realizadas no Bloco G, Sala G-122 da Coppe, terão tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia, no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.