Tecnoversas do CT

O desenvolvimento de um purificador de ar Hepa de baixo custo e a importância do diálogo entre diferentes áreas de conhecimento.

O programa Tecnoversas do CT que vai ao ar amanhã (4/8), às 11h (inédito) e 16h (reprise), está especial. O convidado é o Luiz Gustavo Escansetti, recém-formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da UFRJ, que desenvolveu para o seu TCC todas as etapas de um modelo de purificador Hepa de baixo custo.

O dispositivo serve para filtrar as partículas de aerossóis suspensas no ar e que podem propagar doenças como, tuberculose e covid-19, para os profissionais da saúde ao entrarem nas unidades de isolamento de pacientes em tratamento. O protótipo feito pelo Gustavo está funcionando em uma unidade de isolamento do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) da UFRJ e ele vai contar como foi essa experiência que envolveu diferentes áreas de conhecimento.

Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 11h, com reprise às 16h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

Créditos:

Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)

Locução e edição: Gabriel Savelli