Festival UFRJMar, maior projeto de extensão da universidade, completa 20 anos

UFRJMar acontece entre os dias 24 e 26 de agosto em Paraty e espera receber a visita de mais de dois mil alunos do Ensino Fundamental e Médio

Por Setor de Comunicação/CT

O Festival UFRJMar completa 20 anos e, para comemorar essa data, a edição de 2022 será realizada em Paraty nos dias 24, 25 e 26 de agosto. Considerado o maior projeto de extensão da universidade, o UFRJMar foi idealizado pelo antigo reitor Prof. Carlos Lessa com o objetivo de promover atividades interdisciplinares e interiorizar a UFRJ, uma  política de governo da época.

Baseado nesses propósitos, Fernando Amorim, professor do curso Engenharia Naval da Escola Politécnica, implementou e atuou de forma decisiva para tornar possível o evento. E, assim, desde 2002, o Festival UFRJMar envolve toda comunidade da UFRJ e acontece anualmente nas Regiões Costeiras do Estado do Rio de Janeiro. Cabo Frio, Macaé, Búzios, Arraial do Cabo, Ilha Grande, Itaipu e Paraty são algumas das cidades que já receberam o projeto. Devido à pandemia do Covid-19, em 2021, as oficinas – que são a marca registrada do festival – foram realizadas de forma remota.

Promover a troca de conhecimentos, buscar novas formas de ensinar e contribuir no processo de ensino-aprendizagem estão entre os objetivos do UFRJMar. São nas tradicionais oficinas, ministradas por professores e estudantes de graduação e de pós-graduação de diferentes áreas do saber da universidade, que os alunos do Ensino Fundamental e Médio, das redes pública e privada, constroem juntos o conhecimento através da troca de experiências.

Organizado pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ, o festival esse ano conta com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), com o apoio da Pró- Reitoria de Extensão (PR-5) e com a Secretaria de Educação de Paraty. A expectativa é que cerca de 2.500 alunos visitem as oficinas montadas no Colégio Estadual Engenheiro Mario Moura Brasil do Amaral (CEMBRA) e na Praia do Pontal.

A novidade dessa edição será a participação de estudantes quilombolas e o atendimento aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). As oficinas funcionam em dois horários: das 8h às 17h e das 19h e 21h (CEEJA), são abertas ao público em geral e gratuitas.

Confira a relação das oficinas: