Gestão ambiental é tema de debate organizado pela Decania do Centro de Tecnologia

Live acontece em 22 de abril quando se celebra mundialmente o Dia da Terra.

 Por Setor de Comunicação do Centro de Tecnologia

Para comemorar o Dia da Terra, que serve de alerta para a importância da preservação ambiental do planeta, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ realiza no dia 22 de abril, às 16 horas, a live “Gestão Ambiental: os impactos negativos de uma má gestão”. O encontro terá transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Os convidados serão a professora Cláudia Morgado, Diretora da Escola Politécnica da UFRJ, que possui ampla experiência na área ambiental. Morgado foi coordenadora do Programa de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica, coordenadora da Comissão de Meio Ambiente do CREA-RJ e coordenadora do atual PRH 17 – Engenharia Ambiental na Indústria do Petróleo Gás e Biocombustíveis. E Carlos Pereira, professor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides), que atua nos campos da Tecnologias Social e Tradicional e é coordenador do grupo de pesquisa interdisciplinar em Educação, Saúde, Ambiente e Cultura Africana.

A live irá debater os impactos provocados pela ausência de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental e sobre riscos sociais gerados por uma má gestão ambiental em curto, médio e longo prazo. E alertar para a urgência da adoção de medidas mais eficientes na preservação da natureza e de hábitos mais sustentáveis para que as futuras gerações possam viver num planeta mais saudável. Ariel Cavalcanti, técnico-administrativo em educação do Nides, fará a moderação do encontro.

Liderada pelo ativista ambiental e senador Gaylor Nelson (1916-2005), a manifestação que ocorreu em 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland acerca de temas ecológicos deu origem ao Dia da Terra. Em 2009, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data foi escolhida para incentivar governos de países, a sociedade civil, organizações não-governamentais e demais instituições a refletirem sobre a ação humana sobre a natureza e a importância da preservação do meio-ambiente.