Inscrições abertas para o Conhecendo a UFRJ

Responsáveis por escolas podem inscrever as instituições

Por Vanessa Almeida – Fonte: www.ufrj.br

Estão abertas as inscrições para o Conhecendo a UFRJ. O evento, anualmente, abre as portas da Universidade e apresenta seus cursos e oportunidades a toda a sociedade. Estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas ou privadas e alunos de cursos pré-vestibular podem participar. Esses jovens ou adultos têm no Conhecendo uma oportunidade para tirar dúvidas sobre suas áreas de interesse, entender o funcionamento da Universidade ou simplesmente descobrir e despertar uma aptidão que nem sabiam que existia.

Retornando ao formato presencial, a edição de 2023 acontece de 9 a 11/5, na Cidade Universitária – Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. A organização do evento promete muitas trocas de ideias e uma experiência inspiradora para os visitantes, com várias palestras de apresentação dos 176 cursos/habilitações de graduação, oficinas, circuitos, simulados de Testes de Habilidades Específicas (THE) e muito mais.

Entusiasmando toda a Universidade, o corpo docente e discente da UFRJ e também pessoas experientes no assunto, como pesquisadores e artistas, estarão presentes para contribuir para essa imersão de conhecimento, tirando dúvidas e compartilhando vivências.

A última edição do “Conhecendo a UFRJ” em formato presencial foi em 2019 | Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/UFRJ)

As inscrições são gratuitas e estão abertas até que as vagas se esgotem.

A última edição no formato presencial foi em 2019 e reuniu mais de 4,7 mil estudantes de escolas públicas e privadas no campus da Cidade Universitária. Já as programações de 2021 e 2022 aconteceram em um ambiente virtual que contou com mesas temáticas, palestras e estandes virtuais.

Como participar:

– Inscrições: http://conhecendo.tic.ufrj.br/

Regras para as inscrições:

– As inscrições só podem ser feitas pelos responsáveis das escolas.

– É necessário um professor a cada dez alunos.

– No máximo, 40 alunos por instituição.

– Não será permitida a entrada de pessoas e grupos sem o agendamento prévio e o devido credenciamento.

DADOS NECESSÁRIOS:

– Dados da escola (CNPJ, nome, e-mail, telefone e endereço).

– Dados do diretor (CPF, nome, e-mail e telefone).

– Dados dos responsáveis (professores/profissionais) pelos alunos durante o evento (CPF, nome, e-mail e telefone).

No momento da inscrição, a escola se compromete a providenciar, ATÉ A DATA DA VISITA AGENDADA, autorização de uso de imagem e voz para todos os estudantes e educadores participantes.

O transporte das escolas até a Cidade Universitária deverá ser providenciado pelas próprias instituições visitantes.

As vagas são limitadas.