Maior evento de networking do ano: Semana FLUXO e Feira das Carreiras

Evento recebeu mais de 15 empresas em busca de estagiários e trainees durante 4 dias no Centro de Tecnologia

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

A Semana Fluxo, organizada pela Fluxo Consultoria – empresa júnior de consultoria  em engenharia, acontece anualmente no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ. Desta vez, em sua XIX edição, ela se juntou à 5ª Feira das Carreiras, organizada pela Escola Politécnica da UFRJ e o CT foi palco do maior evento de networking do ano, criando uma ponte entre os alunos e empresas interessadas em contratar novos talentos.

Mais de 15 instituições participaram da Feira de Carreiras, que aconteceu entre os dias 1 e 4 de abril. Além disso, a organização também proporcionou um 5º dia realizado de forma remota. O tema foi “Qual o seu papel na construção do futuro?”, e entrelaçou o papel dos engenheiros com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Foto: CT

Vanessa Martins, membro da Fluxo Consultoria, foi uma das organizadoras do evento e contou um pouco mais sobre a sua experiência dentro da empresa júnior: “É a primeira vez que faço parte da organização, no ano passado eu vim e inclusive, foi o que me fez entrar para a Fluxo. É incrível porque a gente tem contato com várias empresas grandes e consegue ter um networking bastante interessante.”

A aluna de engenharia, trabalhou no setor de cadastramento e ainda completou como o evento soma em sua experiência para além da sala de aula: “Na organização de eventos é necessário lidar com pessoas e no atendimento ao público é preciso explicar diversos assuntos diferentes. Então, você não se desenvolve em só uma área e também não consegue só um estágio, né? Tem muito mais por trás.

O diferencial da Fluxo Consultoria aparece nas suas áreas de atuação. A empresa júnior abrange as diferentes Engenharias da UFRJ, além de outros cursos de graduação como Arquitetura, Design, Desenho Industrial, e até mesmo Química. Os projetos são desenvolvidos para clientes fora dos muros da universidade: “então os clientes vêm com uma demanda, com uma dor, um sonho e a gente busca uma solução para a empresa!”, finaliza Vanessa.

Samanta Santa Maria trabalha na EY e explica a importância de feiras como essa para empresas de grande porte. “Temos a oportunidade de fortalecer a marca como uma empresa de tecnologia no mercado. E gerar o interesse das pessoas em querer trabalhar conosco. Eu acho importante vir até as universidades, não apenas para contratar pessoas, mas focar em fortalecer a nossa marca no mercado, temos um resultado bem positivo. Buscamos mostrar quais são as possibilidades de carreira, principalmente dentro das áreas de ciência, tecnologia e matemática e também um pouco do que a gente faz.”

5ª Feira de Carreiras estudantes nos estandes das empresas – Foto: CT

A PRIO, outra empresa presente na feira, chamou a atenção por proporcionar um brinde inusitado aos que visitavam o estande. Luíza, uma das responsáveis pela ação, contou um pouco mais sobre o objetivo: “Acho que a gente teve uma ideia como empresa de trazer uma ação onde as pessoas podem usar a criatividade. Um brinde que normalmente as empresas entregam de forma padrão, aqui cada um pode personalizar do seu jeito. Então, as pessoas querem colocar um pouco da carinha delas aqui no momento da construção. Assim, isso ajuda a reforçar a imagem da PRIO como empresa receptiva e com certeza fala muito a linguagem jovem, que é o público que queremos atingir.”

Estande da PRIO – Foto: CT

Ana Beatriz é aluna do quinto período de engenharia de produção, e além de garantir sua presença em toda a edição, fala sobre como a interação pode gerar bons resultados: “Desde que eu entrei para a UFRJ todo ano eu estou aqui, eu adoro a Semana Fluxo. Entrei em contato com algumas empresas, mas ainda não estou perto de me formar, então eu ainda não posso participar. Mas fiz contatos e tudo indica que posso conseguir algo quando sair daqui.”