Mais de 20 áreas da UFRJ estão entre as 200 melhores do planeta

Estudo britânico destaca três áreas da Universidade entre as 100 melhores do mundo

Por Guilia Costa e Victor França – Fonte: www.ufrj.br

De acordo com o QS World University Rankings by Subject 2022, divulgado nesta quarta-feira, 6/4, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está entre as 100 melhores universidades do planeta em três subáreas do conhecimento: Arquitetura, Antropologia e Estudos de Desenvolvimento.

O campo de Arquitetura da UFRJ — ligado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) — figurou em 2º lugar no Brasil. A subárea pertence à área de Artes e Humanidades, setor mais forte da instituição na avaliação, que ocupou a 3ª colocação no país.

Estudos de Desenvolvimento — área do saber ligada ao Instituto de Economia (IE) e ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) — destacou-se na 1ª posição no Brasil. Além disso, a subárea Antropologia — ligada ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) — ficou em 2º lugar no país. Ambas pertencem à área de Ciências Sociais e Gestão, que figurou na 4ª colocação nacional.

Além disso, das 32 disciplinas avaliadas na instituição, 23 se destacaram entre as 200 melhores do mundo. A professora Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ, celebra.

teetete
Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ | Foto: Fábio Caffé (Coordcom/UFRJ)
A UFRJ continua muito bem avaliada internacionalmente devido à alta qualificação dos seus servidores professores e técnicos-administrativos, o que atrai os melhores estudantes. Ressaltamos que esse resultado é fruto de enorme esforço na manutenção das atividades acadêmicas, apesar dos repetidos cortes orçamentários e da pandemia. Com relação à diminuição orçamentária, poderá haver reflexo negativo no futuro e a história será contada apontando os responsáveis, que não fazem parte da comunidade acadêmica. A Reitoria continuará trabalhando com muito empenho para que nossa Universidade seja cada vez mais bem sucedida, porque o sucesso dessas instituições de ensino, pesquisa e extensão significam o avanço do Brasil como nação verdadeiramente independente.

Top 101-150

Arquitetura, Antropologia e Estudos de Desenvolvimento não foram os únicos destaques globais da Universidade. Isso porque a UFRJ apresentou nove subáreas entre as 150 melhores do mundo, todas oscilando entre segundo e terceiro lugar no Brasil.

Confira a lista e sua posição no país:

Subárea  Posição no Brasil
Engenharia Civil e Estrutural
Engenharia Química
Estatística e Pesquisa Operacional
Farmácia e Farmacologia
Linguagens Modernas
Política e Estudos Internacionais
Sociologia

Top 151-200

Outros 11 campos da UFRJ se posicionaram entre as 151-200 melhores do mundo. As subáreas de Arqueologia e de Linguística apresentaram destaque nacional, alcançando o primeiro lugar no Brasil. Veja:

Arqueologia
Arte e Design
Ciência da Computação e Sistemas da Informação
Ciências do Ambiente
Enfermagem                                                            3ª
Engenharia Elétrica e Eletrônica
Engenharia Mecânica, Aeronáutica e de Manufatura
Física e Astronomia
Linguística
Matemática                                                            3ª
Química                                                            3ª

Top 200-251

Outras cinco subáreas do conhecimento ocuparam o grupo dos 200-251 melhores do planeta. Destaque para Medicina, que permaneceu em segundo lugar no Brasil, representando o ensino de ponta da UFRJ na área. Confira:

Ciências Biológicas
Ciência dos Materiais
Economia e Econometria

Top 251-350

Por fim, outras quatro subáreas da UFRJ destacaram-se no grupo das 251-350 melhores do planeta. Os campos de Língua Inglesa e Literatura e Psicologia ocuparam a segunda posição no Brasil. Veja no conjunto:

Contabilidade e Finanças
Língua Inglesa e Literatura

O estudo

Produzido pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em ensino superior, o estudo avaliou 1.543 instituições classificadas em 51 assuntos divididos em cinco grandes áreas do saber. São elas:

• Artes & Humanidades;
  • Ciências da Vida & Medicina;
  • Ciências Naturais;
  • Ciências Sociais & Gestão e
  • Engenharia & Tecnologia.

O ranking classifica as universidades considerando cinco indicadores:

• reputação acadêmica;
  • reputação perante o empregador;
  • citações por artigos científicos;
  • índice H (proposta que visa medir a estabilidade do impacto e da qualidade do trabalho publicado pelos cientistas das instituições) e
  • métrica da Rede Internacional de Pesquisa (IRN) — introduzida apenas em 2022.

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França.