Minerva Baja: fora da estrada

A equipe de modelos automotivos off-road recebe alunos de engenharia mecânica e de outras áreas da UFRJ para se aventurarem nas competições na lama

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

Fundada em 2002, a Minerva Baja é a equipe de competição da UFRJ focada no desenvolvimento tecnológico automotivo na confecção do modelo Baja, ou off-road. O atual modelo, o protótipo 4×4, é usado nas competições Baja SAE, etapa Nacional e Regional; BajaRio e H2 Challenge. Em paralelo, há a produção do Baja híbrido elétrico-hidrogênio, ambos projetados para dar suporte às atividades feitas em locais de extrema natureza, fora a estrada.

A equipe é em sua maioria formada por estudantes do Centro de Tecnologia, especialmente de Engenharia Mecânica, e orientada pelo professor Fernando Castro Pinto, do mesmo curso. Apesar disso, o processo seletivo é aberto para qualquer aluno da UFRJ, e as datas de candidatura podem ser acompanhadas pelo perfil da equipe no Instagram.

A Minerva Baja levou o MB-H2 para a Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, realizado em novembro de 2023 – Foto: Minverva Baja

Miguel Lagares, estudante de engenharia mecânica, é o capitão da equipe e explica o maior benefício de fazer parte da Minerva Baja: “Ser capaz de tirar tudo o que aprendemos na sala de aula do papel e ver projetos desenvolvidos por você mesmo tomarem forma”. O aluno complementa mostrando o que ainda precisam enfrentar: “Os maiores desafios atuais são atrelados à captação de recursos, temos alguns patrocinadores mas até o momento nenhum deles é fornecedor de capital, todos são de serviços e componentes, o dinheiro investido no projeto vem principalmente de editais do Instituto Reditus e FAPERJ”.

Modelo MB16 – Foto: Minerva Baja
Modelo MB22 – Foto: Minerva Baja

Na competição Nacional de 2024, a equipe alcançou o primeiro pelotão de projetos, enquanto no H2 Challenge de 2022, a classificação foi 3º lugar geral e 2º lugar na categoria Baja.

A organização da equipe é bem definida, assim como a sua hierarquia: na parte de projeto se alocam os membros de cada subsistema (sendo eles freio e ergonomia, suspensão e direção, transmissão, estrutura, elétrica e eletrônica) acima dos membros, ficam os diretores de cada subsistema e acima dos diretores o gerente de projetos. Na parte de gestão e comunicação estão os sistemas de marketing e financeiro, e no topo de todas áreas, fica o capitão.

Para Miguel, o próximo objetivo da equipe é bem claro: “Nós queremos melhorar o que for possível no nosso combustão até o Baja Rio, que acontecerá em julho, e para o H2 nós estamos tentando ajustar a programação para que todos os sistemas consigam funcionar da forma devida”. Assim, a programação segue ao longo do ano e as equipes se organizam para alcançar o melhor resultado.