Em dois dias de competição no CCBB, os estudantes da UFRJ subiram ao pódio seis vezes
Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT
Nos dias 22 e 23 de junho, a equipe de competição de robôs da UFRJ, a Minerva Bots, participou da terceira edição da Batalha de Robôs na Arena do Espaço Conceito do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). A disputa reuniu 33 times de projeção nacional, totalizando 300 competidores, participaram tanto instituições de ensino público e privado quanto empresas. A equipe da UFRJ levou seis robôs e participou de batalhas em três categorias diferentes: Lego, Combate e Mini sumô – auto e RC.
A premiação não tem um ranking geral, mas a Minerva Bots alcançou o pódio nas categorias: Combate: 1º (com o robô B2) e 2º Lugar (Bigode); Mini Sumô – Auto: 1º (Salmãozinho) e 3º Lugar (Zé Pequeno); Mini Sumô – RC 3º Lugar (Zé Pequeno); e Lego: 3º Lugar (Violetta). A equipe é orientada pelo professor Vitor Ferreira Romano, Coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli/UFRJ).
Maria Clara Mendonça, estudante de Engenharia Eletrônica e de Computação, faz parte da área de marketing e nos conta um pouco sobre a organização da equipe: “Somos divididos em quatro áreas, a área de marketing, a área de administração, a área de eletroprog, que é a eletrônica e a programação, e a área de mecânica. Você pode se inscrever para qualquer uma dessas áreas. E dentro dos projetos tem todas as quatro áreas, sempre.”
“Eu aprendi muito, posso falar e mostrar porque eu estou na UFRJ e porque eu estou conhecendo tudo isso. O aprendizado na equipe é constante, nós estamos sempre aprendendo muita coisa nova. É muito importante manter essa área da pesquisa dentro da universidade e para podermos praticar. Tem muita coisa que você não consegue aprender em sala de aula e que aprendo na prática dentro da equipe.”, conta a estudante.
O processo seletivo para a equipe está aberto e são aceitos alunos de qualquer curso da UFRJ. Para os próximos passos, a Minerva Bots deseja voltar ao México para a Robot Rumble, competição mundial da categoria. Historicamente, a equipe da UFRJ é a única brasileira que consegue vaga para participar.
Imagem de capa: Divulgação do CCBB/RJ