Minerva Bots: Equipe de competição da UFRJ participou da terceira edição da Batalha de Robôs

Em dois dias de competição no CCBB, os estudantes da UFRJ subiram ao pódio seis vezes

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

Nos dias 22 e 23 de junho, a equipe de competição de robôs da UFRJ, a Minerva Bots, participou da terceira edição da Batalha de Robôs na Arena do Espaço Conceito do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). A disputa reuniu 33 times de projeção nacional, totalizando 300 competidores, participaram tanto instituições de ensino público e privado quanto empresas. A equipe da UFRJ levou seis robôs e participou de batalhas em três categorias diferentes: Lego, Combate e Mini sumô – auto e RC. 

Foto: Rebecca Henze
Foto: Rebecca Henze

A premiação não tem um ranking geral, mas a Minerva Bots alcançou o pódio nas categorias: Combate: 1º (com o robô B2) e 2º Lugar (Bigode); Mini Sumô – Auto: 1º (Salmãozinho) e 3º Lugar (Zé Pequeno); Mini Sumô – RC 3º Lugar (Zé Pequeno); e Lego: 3º Lugar (Violetta). A equipe é orientada pelo professor Vitor Ferreira Romano, Coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli/UFRJ).

Foto: Rebecca Henze

Maria Clara Mendonça, estudante de Engenharia Eletrônica e de Computação, faz parte da área de marketing e nos conta um pouco sobre a organização da equipe: “Somos divididos em quatro áreas, a área de marketing, a área de administração, a área de eletroprog, que é a eletrônica e a programação, e a área de mecânica. Você pode se inscrever para qualquer uma dessas áreas. E dentro dos projetos tem todas as quatro áreas, sempre.”

“Eu aprendi muito, posso falar e mostrar porque eu estou na UFRJ e porque eu estou conhecendo tudo isso. O aprendizado na equipe é constante, nós estamos sempre aprendendo muita coisa nova. É muito importante manter essa área da pesquisa dentro da universidade e para podermos praticar. Tem muita coisa que você não consegue aprender em sala de aula e que aprendo na prática dentro da equipe.”, conta a estudante.

O processo seletivo para a equipe está aberto e são aceitos alunos de qualquer curso da UFRJ. Para os próximos passos, a Minerva Bots deseja voltar ao México para a Robot Rumble, competição mundial da categoria. Historicamente, a equipe da UFRJ é a única brasileira que consegue vaga para participar.

Imagem de capa: Divulgação do CCBB/RJ