Nautilus: Trabalho muito além do mar

A equipe de competição de veículos submarinos autônomos do Centro de Tecnologia da UFRJ conta com prêmios internacionais e muita organização

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

A UFRJ possui várias equipes de competição que colocam os conhecimentos do corpo estudantil do Centro de Tecnologia (CT) em prática e a Nautilus é uma delas. Criada em 2016, a equipe é responsável pelo desenvolvimento de Veículos Submarinos Autônomos (AUV’s) e participa anualmente da RoboSub, a competição internacional de AUV’s que acontece em San Diego, nos Estados Unidos.

Os AUV’s são robôs não tripulados que realizam suas tarefas de forma totalmente independente, e que revolucionaram o mercado submarino. A Nautilus, que já alcançou o 7º lugar geral e 3° lugar em melhor projeto técnico na RoboSub, agora busca desenvolvê-los também de forma autônoma com o foco na Competição Brasileira de Robótica (CBR).

A equipe é composta principalmente por alunos de Engenharia Naval, mas contam com a participação de vários cursos da graduação, inclusive do próprio CT, como as engenharias de Controle e Automação, Computação e Informação, Eletrônica, Produção e Mecânica. São três os professores que orientam o projeto Claudio Miceli, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ; Henrique Serdeira, do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais; e Jean David Caprace, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ.

Equipe Nautilus – Foto: acervo equipe

Wagner Franco, estudante de Engenharia de Controle e Automação, é o atual capitão da equipe e comenta sobre a participação ativa da Nautilus na formação de seus participantes: “A Nautilus abre espaço para os alunos colocarem em prática tudo que se vê na sala de aula, dando sentido a toda a teoria. É muito motivador ver o trabalho funcionar e muitas vezes dá mais motivação para continuar na graduação”.

“Nós realizamos um processo seletivo para capacitar o candidato e prepará-lo para as tarefas na equipe. A hierarquia começa pelo capitão, que organiza a equipe como um todo, e os coordenadores que cuidam de cada área dentro da equipe”, explica o capitão, ao reafirmar que a entrada de estudantes de diferentes graduações é incentivada.

A equipe Nautilus é formada por cinco coordenações: Eletrônica; Gente e Gestão; Hidrodinâmica e Mecânica; Marketing e Software e possuem a missão de agregar conhecimentos, desenvolvimento, competências, habilidades aos seus membros através de cursos, workshops e network, estimulando o interesse dos futuros egressos a continuarem participando.