Terceira edição do evento abordou temas como extensão universitária, orientação para o TCC e letramento racial
Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT
Em sua terceira edição, o Outubro Docente aconteceu nos dias 21, 23 e 30 de outubro. Organizado pela Coordenação de Integração Acadêmica do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, as palestras e debates aconteceram de forma presencial e remota. Iris Guardatti, da Coordenação de Integração Acadêmica e uma das organizadoras do evento, falou sobre o diferencial deste ano: “A edição realizou uma programação de caráter formativo sobre temas que identificamos ainda demandar aprendizado, como extensão universitária, letramento racial e orientação para o TCC, a fim de apoiar os docentes no desenvolvimento de suas atividades.”
Os convidados foram mais um destaque para o evento. Membros da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), Ana Inês, Superintendente, Andreia Martins, Assessora Acadêmica; Erika Pereira e Beatriz Vieira Guimarães da Coordenação de Formação Acadêmica de Extensão abriram o Outubro Docente com a atividade presencial “Como elaborar uma proposta de ação de extensão universitária”. A professora Elaine Vazquez, Coordenadora de Graduação do CT, realizou o talk sobre o papel do docente orientador de TCC. Já Wallace de Moraes, professor do Departamento de Ciências Políticas do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e diretor do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/UFRJ) encerrou a programação deste ano com uma conversa sobre Letramento Racial, que está disponível no canal do CT no YouTube (https://bit.ly/youtubedoct)
“De imediato podemos apontar as conexões criadas entre pessoas e setores da instituição. As possibilidades de desdobramento residem principalmente nas articulações concretas para continuidade e aprofundamento dos temas trabalhados. E para a implementação de algumas ações como, por exemplo, a unificação do formato para o TCC”, exemplifica Iris, ao comentar sobre os resultados das atividades.
O público do Outubro Docente aumentou em relação a 2023, e incluiu a participação de estudantes, técnico-administrativos e docentes. Apesar da atual integração, o evento foi inicialmente pensado para os docentes do CT: “A principal motivação para esta iniciativa é o Dia do Professor, resgatar o espaço de aprendizado, e troca de pensamentos e experiências relacionados ao fazer docente. Além do debate pretendemos oferecer atividades que efetivamente ajudem os docentes e que contribuam para que os professores e o CT desenvolvam, colaborativamente, novas e necessárias ações acadêmicas para a melhoria de todo o processo de ensino, pesquisa e extensão”.