Outubro Docente: práticas e experiências para integração no CT

Coordenação de Integração Acadêmica busca incentivar a colaboração interna e pensa em tornar o evento permanente

Por Lucas Leal – Setor de Comunicação/CT

Em outubro, a Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ organizou o Outubro Docente, evento em homenagem ao Dia do Professor. As atividades, abertas ao público, trouxeram palestras e mesas redondas abordando temas intrínsecos à experiência docente, como acessibilidade, assédio moral, saúde mental, entre outros.

Iris Guadartti, Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenação de Integração Acadêmica do CT

A criação de um evento que marcasse a valorização da docência na universidade foi uma proposta bem sucedida, segundo a Coordenação. “Ficamos bem satisfeitos em ter conseguido formatar e realizar um evento com esse perfil, de trazer informações, conhecimento e abrir o espaço para o debate sobre a prática docente no ensino superior”, afirma Iris Guardatti, Técnica em Assuntos Educacionais.

Para Iris, a participação e a resposta da comunidade ao evento representam a necessidade e vontade do público de ter um espaço para debate, reflexão e compartilhamento de conhecimento, dentro e fora do CT. “Demos um pontapé que foi bem positivo”, diz. “Essa articulação foi muito interessante e muito promissora para desdobramentos, principalmente no caso da saúde mental.”

Andrea Salgado, vice-diretora da Escola de Química da UFRJ

Andrea Salgado, vice-diretora da Escola de Química da UFRJ, e mediadora da mesa “Assédio Moral: o que precisamos saber” acredita que a participação da comunidade ainda é “muito tímida”, devido principalmente à carga de trabalho dentro da universidade, o que impede, muitas vezes, a participação em eventos como esse. “A gente para muito pouco para discutir assuntos que não sejam os normais do nosso cotidiano laboral que é o dar aula, fazer pesquisa, orientar. É importante também debater temas que transcendam a nossa atuação, a gente ainda precisa colocar a importância desses eventos na nossa cultura.”

A visão de Andrea também é compartilhada por Nathália Kimura, diretora da Divisão de Saúde do Estudante da PR-7 da UFRJ, que acredita na importância dos debates envolvendo toda a comunidade, principalmente no quesito da saúde mental.

Nathália Nakamura, diretora da Divisão de Saúde do Estudante da PR-7 da UFRJ

“O ambiente universitário é compartilhado, então a gente precisa ter esses espaços de discussão com os docentes. Se essa discussão não tiver passado também pela unidade, pelos docentes, pelos coordenadores, a gente vai estar enxugando gelo. É importante que a gente possa criar estratégias de cuidado e de promoção de saúde para todos.”, diz Nathália.

Mas a integração e a troca entre diferentes setores e unidades do CT e da própria UFRJ trouxeram grandes contribuições para o evento. “Vieram vários especialistas, docentes e técnicos passar suas experiências nas mesas, alguns com conhecimento mais prático, outros com uma discussão mais filosófica, então acho que teve um equilíbrio entre as mesas e as discussões, o que foi muito notável”, afirma Rita Cavaliere, engenheira e técnica-administrativa da Coordenação.

O Outubro Docente é parte de uma série de projetos da Coordenação para criar redes internas de colaboração, sejam docentes ou discentes, da graduação à pós.  Para o futuro, a intenção é seguir construindo atividades de debate e integração no Centro de Tecnologia, sendo esse um dos objetivos principais. “A gente avalia o que vale a pena se tornar um evento anual permanente. Acho que vale a pena insistir, claro que fazendo ajustes e avaliações, mas esse espaço pelo menos aqui foi inovador.”, conclui Iris.