Por um gestar mais leve e informado

Projeto de extensão da Faculdade de Fisioterapia promove curso online para empoderar mulheres durante e após a gestação

Por Carol Correia – Fonte: www.ufrj.br

Uma gestação costuma durar, em média, 40 semanas, trazendo consigo uma série de dúvidas e angústias que podem continuar nos meses após o parto. Para ajudar as mulheres e suas redes de apoio durante a gravidez e o puerpério, a Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro lançou o curso Gerando com Fisio, com aulas sobre cada trimestre da gestação, parto, amamentação e desenvolvimento do bebê.

Com inscrições abertas até 23/9, o curso tem como objetivo principal preparar a gestante para uma experiência positiva, ativa e consciente da gravidez e da adaptação com a recém-nascido. Jeanine Campani, uma das idealizadoras do projeto e professora da Fisioterapia, conta que percebeu a demanda por um conteúdo gratuito para esse público durante seu trabalho na Maternidade Escola.

“Nós ainda relacionamos o trabalho da fisioterapia com o tratamento de dor, mas a função da área durante a gestação é muito mais ampla. Trazemos para essa mulher conforto, orientação, preparação para o parto, compreensão do desenvolvimento do bebê”, explica.

Muitas vezes a gestante é vista como frágil. No entanto, a obtenção de conhecimento durante o processo pode contribuir para uma gravidez mais saudável e tranquila, com o mínimo de dor possível e continuando as atividades que já realizava anteriormente, com adaptações para o momento. Atividades físicas e vida sexual, por exemplo, podem – e devem – acontecer respeitando-se os limites individuais de cada mulher durante e após a gestação, lembrando sempre que não só o bebê é importante nesse processo.

“Temos durante a gestação dois protagonistas, que são a mãe e o bebê. Eles andam juntos. Não podemos desmembrar. Todo o processo gestacional precisa pensar nela e no bebê. A fisioterapia tem um papel muito importante nesse desenvolvimento gestacional e em vários cuidados que a gente pode trabalhar”, diz Campani.

Segundo Halina Cidrini, professora da Fisioterapia e uma das responsáveis pelo curso, a ideia é derrubar o estigma de que uma gestação ou maternidade devem ser perfeitas e iguais entre as mulheres, compreendendo que cada indivíduo e experiência são únicos. Essa desmistificação é importante para evitar a sobrecarga emocional das mães e mostrar que pedir ajuda, seja da rede de apoio, seja de um profissional, é normal e “está tudo bem”.

“A gente precisa conversar sobre o que é possível, sobre o que é ideal, sobre o que é a maternidade real. Então, a ideia do curso é que seja um espaço para tirar dúvidas e compartilhar. Para que a amamentação dê certo, é preciso que essa mãe esteja imbuída de uma tranquilidade e de um conhecimento para compreender o processo”, ressalta Cidrini.

Sobre o curso

Totalmente online devido à pandemia, o curso acontecerá toda quinta-feira durante seis semanas, a partir de 30/9. O conteúdo foi construído para cobrir o maior número de dúvidas possíveis, não apenas de uma fase específica, mas de todo o processo de gestação e maternal. As três primeiras aulas serão sobre cada um dos trimestres da gravidez, seguidas por aulas sobre parto e puerpério, amamentação e desenvolvimento do bebê, que abordarão as etapas dos primeiros 18 meses de vida.

As gestantes interessadas em participar do curso podem se inscrever pelo formulário disponível no perfil do projeto no Instagram. Por lá, também é possível assistir a uma palestra da equipe do projeto e conhecer mais sobre o Gerando com Fisio.