Poucos dias para o fim de inscrições em mais de mil vagas na graduação

UFRJ oferece vagas para os cursos de Ciências Contábeis, Biologia, Física e Química

Por Victor França – Fonte: www.ufrj.br

Até a próxima quinta-feira, 28/10, o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) recebe inscrições para 1.150 vagas em cursos de graduação da UFRJ. Os aprovados começarão os estudos no primeiro semestre do ano que vem. A seleção é por provas de vestibular próprio ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inscreva-se aqui.

São 240 vagas para o curso de Ciências Contábeis, além de 910 para três licenciaturas, sendo 356 para Biologia, 375 para Física e 179 para Química.

As oportunidades estão distribuídas assim:

• 30% das vagas são para candidatos oriundos do Enem 2018, 2019 ou 2020 que tenham cursado integralmente, com aprovação, todas as séries do ensino médio, ou equivalente, em estabelecimentos de ensino da rede pública brasileira;
  • 30% das vagas são para candidatos oriundos do Enem 2018, 2019 ou 2020, na modalidade ampla concorrência;
  • 30% das vagas são para o Vestibular Cederj 2022.1, na modalidade ampla concorrência e
  • 10% das vagas são para professores da rede pública.

As provas do Vestibular Cederj 2022.1 serão no dia 12/12/2021 com 45 questões de múltipla escolha, abrangendo Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História, além de redação. A taxa de inscrição no vestibular é de R$ 85, mas quem optar por concorrer à oferta de vagas da UFRJ utilizando as notas do Enem ficará isento do pagamento. O resultado final está previsto para 7/1/2022 e a matrícula será on-line nos dias 18 e 19/1/2022.

Além da UFRJ, outras universidades também participam do consórcio e oferecem gratuitamente cursos de graduação a distância:

• Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 965 vagas nos cursos de Biologia, Geografia e Pedagogia;
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), com 834 vagas nos cursos de Biologia, Pedagogia, Química e Engenharia Meteorológica;
  • Universidade Federal Fluminense (UFF), com 2.344 vagas nos cursos de Letras, Matemática, Computação, Segurança Pública, Administração Pública, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção;
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com 1.016 vagas nos cursos de Turismo e Administração;
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com 835 vagas nos cursos de História, Matemática, Pedagogia e Turismo e
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), com 450 vagas nos cursos de Gestão em Turismo e Engenharia de Produção.

Cursos a distância

As graduações da UFRJ que funcionam na modalidade a distância garantem o mesmo tipo de diploma que os cursos presenciais.

Os cursos têm material didático próprio, especialmente preparado para a educação a distância, incluindo impressos, videoaulas e recursos multimeios. Contam, ainda, com sistema de apoio à aprendizagem, baseado em duas formas de tutoria:

• presencial, que disponibiliza ao aluno dos períodos iniciais um encontro semanal de duas horas por disciplina no polo regional a que está vinculado;
  • a distância, em que o estudante tem acesso pela plataforma Cederj e por um telefone 0800 para todas as disciplinas.

As avaliações são feitas em polos regionais, similares aos utilizados para verificar o desempenho dos alunos nos cursos presenciais das universidades. Nos polos regionais, o Cederj oferece laboratórios didáticos de Biologia, Física e Química, por exemplo. Saiba mais em cecierj.edu.br.