Eduardo Paes já doou material hidráulico e vai reformar exterior e parte elétrica do edifício dos Institutos de História, Filosofia e Ciências Sociais
Por Sidney Coutinho – Fonte: www.ufrj.br
Em visita aos Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e Instituto de História, na manhã de hoje (29/5), no Largo de São Francisco, Centro do Rio, o prefeito Eduardo Paes anunciou ao reitor da UFRJ que irá doar os recursos para a reforma da fachada e da parte elétrica do prédio histórico. A princípio, as obras estariam orçadas em torno de 10 milhões e ajudam a Universidade a recuperar parte do patrimônio.
A ex-secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, que hoje atua como professora de Matemática da UFRJ, foi a responsável pelo pedido de ajuda. Para o diretor do IFCS, Fernando Santoro, a iniciativa do prefeito parece um milagre. “O prefeito Eduardo Paes já forneceu os tubos e conexões que possibilitaram a reforma hidráulica pela equipe da prefeitura universitária. Aguardamos a aprovação do Iphan para iniciar a reforma da fachada já em junho. E tem mais, vai consertar a parte elétrica do prédio”, informou.
Do ponto de vista do diretor do Instituto de História, Antônio Carlos Jucá, a prefeitura do Rio está ajudando a recuperar um patrimônio de toda a sociedade brasileira. O edifício tem sua história iniciada ainda no século XVIII. Na época, o Largo ficava fora do muro projetado para a defesa da cidade e seguia a evolução urbana definida pela rua do Ouvidor. Originalmente construída para abrigar a Sé do Rio de Janeiro, a estrutura recebeu um tratamento urbanístico e lá se instalou, entre 1812 e 1858 , a Academia Militar. Dezesseis anos depois passou a abrigar a Escola Politécnica.