Professores da UFRJ integram equipe de transição do governo brasileiro

Grupos técnicos têm como objetivo debater e produzir subsídios para transição do novo governo

Por Assessoria de Imprensa da Reitoria – Fonte: www.ufrj.br

Na quarta-feira, 16/11, foram anunciados os últimos nomes a compor as equipes técnicas de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os nomeados, estão os professores da UFRJ Ildeu de Castro Moreira, do Instituto de Física (IF), Maurício Tolmasquim, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), e Esther Dweck, do Instituto de Economia (IE). O anúncio foi feito pelo vice-presidente eleito e coordenador da transição de governo, Geraldo Alckmin (PSB), na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

A equipe de transição foi dividida em 31 áreas temáticas. O presidente eleito tem o direito de nomear 50 cargos remunerados para a transição e de contar com trabalho de voluntários. Os grupos técnicos têm como objetivo debater e produzir subsídios para elaboração de um relatório final de transição, que será entregue em dezembro ao novo presidente, ao vice-presidente e aos ministros indicados.

Eleita a Mulher Economista de 2021 pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), Dweck foi convidada para compor a área de planejamento, orçamento e gestão. Além disso, a equipe contará com nomes como Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Conselho Federal de Economia, e Enio Verri, deputado federal pelo PT-PR.

Entre os nomeados para compor a equipe de transição em Minas e Energia, figura o nome de Tolmasquim, ex-secretário executivo do Ministério de Minas e Energia e ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Tolmasquim possui vasto conhecimento no setor de energia, petróleo e combustíveis.

Ildeu de Castro Moreira, doutor em física pela UFRJ e professor do IF e do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da UFRJ, foi nomeado para compor a equipe técnica de Ciência, Tecnologia e Inovação. O docente atua nas áreas de Física Teórica (sistemas não lineares), História da Ciência, em particular História da Ciência no Brasil, e Comunicação Pública da Ciência.

“Parabenizamos os nomeados e agradecemos pela dedicação e empenho em compartilhar conhecimento, difundir a ciência e auxiliar no desenvolvimento do país, como sempre foi a marca da nossa UFRJ”, afirmou a reitora, Denise Pires de Carvalho.