Projetos da Diretoria de Acessibilidade da UFRJ estão com inscrições abertas para bolsistas

Os alunos deverão auxiliar estudantes com deficiência e realizar atividades de inclusão. As inscrições para as bolsas de R$500,00 irão até o fim de março

Por  João Guilherme Tuasco – Fonte: www.ufrj.br

A Diretoria de Acessibilidade (Dirac/UFRJ) está com inscrições abertas para que estudantes da graduação e pós-graduação possam colaborar com os projetos Acessibilidade em Rede e Facilitadores de Aprendizagem. Os monitores terão a oportunidade de promover ações de acessibilidade na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo a Dirac, a estimativa é de que existam 1.200 alunos com deficiência na UFRJ. Assim, o número de vagas é variável conforme a demanda desses estudantes. Os editais oferecem bolsa de R$ 500,00 para a carga horária de 20 horas semanais.

Para participar dos projetos, é preciso estar cursando o terceiro período da graduação ou estar matriculado em um curso da pós-graduação da UFRJ, além de ter coeficiente de rendimento (CR) igual ou maior do que 5, não ter sofrido nenhum tipo de sanção disciplinar e não receber outro tipo de auxílio. Amélia Rosauro, diretora-geral da Dirac, acredita ser indispensável a participação discente no processo de inclusão.

“É fundamental a presença dos estudantes no desenvolvimento dessas ações, que visam garantir a acessibilidade na Universidade, pois eles têm um olhar sensível à questão e isso auxilia muito o trabalho da Diretoria”, afirma.

Acessibilidade em rede

Os alunos poderão participar de atividades em uma das cinco áreas oferecidas pelo edital: produção de conteúdo em Língua Brasileira de Sinais (Libras), desenvolvimento de projetos de acessibilidade e inclusão, edição de materiais audiovisuais acessíveis, desenvolvimento de sistemas e sites acessíveis e mapeamento de falta de acessibilidade arquitetônica.

O processo de seleção terá duas fases. A primeira etapa é a soma de todas as ações relacionadas à acessibilidade que o aluno tenha feito. Ganha pontos se tiver participado de extensão sobre o assunto, estagiado na área, apresentado trabalhos sobre o tema e se tiver uma Carta de Interesse. A segunda etapa é a entrevista. Nessa fase, o candidato que optar pela atividade de Libras deverá demonstrar seus conhecimentos, além de anexar certificado de proficiência.

Ao todo, são 12 vagas para o projeto. As inscrições deverão ser feitas até 26/2. O resultado da primeira fase sairá no dia 1º/3.

Facilitadores de aprendizagem

Os estudantes participantes do projeto deverão acompanhar os alunos nas aulas e outras atividades acadêmicas, facilitar o acesso aos conteúdos de aula e atender as demandas específicas de cada pessoa com deficiência (PCD), como locomoção pelo campus.

O facilitador de aprendizagem também deverá preencher relatórios quinzenais sobre as atividades desenvolvidas com o assistido. Se a carga horária de 20 horas semanais não for atingida no acompanhamento ao aluno com deficiência, o monitor deverá complementar as horas com pesquisas sobre acessibilidade e inclusão.

A seleção de facilitadores de aprendizagem será pelo maior coeficiente de rendimento. Não há número definido de vagas porque elas dependem da quantidade de solicitações pelos alunos com deficiência. No período de 2022.2, foram 50 alunos selecionados.

Inscrição

Para a inscrição em um dos projetos, é preciso enviar histórico acadêmico, RG e CPF. Os editais e os formulários estão disponíveis no site da Dirac.