Projeto prevê construção de espaço cultural, edifício acadêmico e restaurante universitário no campus Praia Vermelha
Por Vitor Ramos – Fonte: www.ufrj.br
O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, visitou na terça-feira, 29/4, a área em que será construído o equipamento multicultural, onde funcionava a antiga casa de espetáculos Canecão, no campus da Praia Vermelha. O terreno, que pertence à Universidade, foi concedido por 30 anos para exploração pelo consórcio Bônus-Klefer. A previsão é de que as obras do complexo cultural sejam concluídas em 2026.
“A expectativa é de que a população do Rio de Janeiro receba de volta, e com uma estrutura inovadora, a melhor casa de espetáculos do Brasil, onde foram feitos shows memoráveis e emocionantes”, disse Medronho, que visitou a área acompanhado por Andre Torós, CEO do consórcio. O encontro também contou com a participação dos heads de Marketing e Estratégia Comercial, Gabriel Hackme, e de Relações Institucionais, João Marcelo Oliveira. Além de explicar como o funcionamento da futura casa está sendo planejado, os representantes do consórcio mostraram detalhes do projeto arquitetônico assinado por João Niemeyer, sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer.
O antigo prédio está em fase final de demolição. Pelo cronograma, as obras de construção do complexo cultural começarão neste primeiro semestre. “É muito bom atualizar o reitor e a sociedade sobre as fases do projeto. A população do Rio pode esperar o melhor complexo cultural do Brasil. Nada menos, nada mais. Apenas o Canecão de volta”, afirmou Torós.

Em um terreno de 15 mil metros quadrados, o projeto arquitetônico prevê oito unidades de entretenimento que abrigarão várias atividades, como a grande sala para espetáculos musicais, espaço de exposições, estúdio criativo e Museu da Música. Serão cinco pavimentos, divididos no subsolo, térreo e nos três andares. O local também contará com espaços de convivência ao ar livre, com áreas arborizadas.
Como parte das contrapartidas para a UFRJ, o consórcio Bônus-Klefer fará duas construções no campus Praia Vermelha: um prédio acadêmico com 80 salas de aula e um restaurante universitário. Os imóveis serão entregues com o novo complexo. “O problema das salas de aula será resolvido. A Universidade cresceu muito, e os espaços do Palácio não comportam mais o nosso crescimento. Sem falar no restaurante universitário, que é uma das garantias mais importantes para os nossos alunos, especialmente aqueles em vulnerabilidade socioeconômica”, destacou o reitor.
Durante o encontro, foi exibida a prévia do documentário Canecão: Tantas Emoções, dirigido por Bruno Levinson e produzido por Clélia Bessa, com a participação de grandes nomes da cultura brasileira. Após a conclusão das obras de construção do novo complexo o público poderá usufruir também de um espaço multiuso, onde ficará o famoso mural do ilustrador e escritor Ziraldo, totalmente reformado.