Reitora da UFRJ conta sobre preparativos para evento na Universidade Harvard

Denise Pires de Carvalho representa América Latina no comitê diretor do consórcio internacional de gestores de universidades engajadas em temas de interesse global

Por Assessoria de Imprensa da Reitoria – Fonte: www.ufrj.br

Na última terça-feira, 2/3, a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, participou da reunião de abertura do ano do comitê diretor da Rede Talloires de Universidades Engajadas (Talloires Network Steering Committee, em inglês), coalizão global que reúne 410 reitores e gestores universitários de 79 países que se comprometeram a fortalecer as responsabilidades sociais de suas instituições. É o maior consórcio do mundo focado especialmente no envolvimento universitário em questões da sociedade. Na rede, Denise foi eleita como representante da América Latina.

O encontro discutiu os preparativos para a conferência que acontecerá entre 30/9 e 3/10, organizada pela Universidade Harvard, cujo foco será debater o engajamento das universidades em temas relevantes, como, por exemplo, respostas inovadoras de enfrentamento da pandemia de COVID-19, desigualdades, justiça climática e empreendedorismo social.

“Estavam presentes praticamente todos os membros do comitê diretor. O presidente do consórcio, Anthony Monaco, informou que as eleições de acesso ao comitê diretor da rede foram muito competitivas e havia candidatos muito qualificados. Ele nos parabenizou pelas respectivas eleições e fiquei muito honrada em ter sido eleita e estar ali entre reitores de todos os continentes de vários países do mundo”

— Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ

“Durante a reunião de preparação para a conferência, nós introduzimos também o tema de saúde mental e bem-estar. A reunião foi excelente e nós vamos avançar coordenando as palestras desse importante evento da Talloires, que acontece entre final de setembro e início de outubro de 2021 de forma virtual e organizado por Harvard”, destacou a reitora.