Revisão de literatura utilizando ferramentas de IA é o tema do Clube da Escrita do CT de outubro

Moreno Barros  apresenta as funcionalidades das principais ferramentas de IA voltadas para a escrita acadêmica

Por Setor de Comunicação da Decania do CT

A revisão de literatura utilizando ferramentas de IA será o tema do próximo encontro do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, que terá como convidado Moreno Barros, bibliotecário da Biblioteca do CT. O evento é online e acontece no dia 19 de outubro, às 14 horas, no canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e no Facebook/@ufrjct com tradução simultânea em Libras. A atividade irá conferir certificado de participação.

A incorporação da inteligência artificial nas revisões de literatura representa um ganho significativo na eficiência da pesquisa acadêmica. Nesta atividade, o Clube da Escrita apresentará alguns benefícios do uso de ferramentas baseadas em IA para automatizar tarefas como a busca de novos artigos, a identificação de trabalhos relevantes, a realização de resumos e a organização do fluxo da leitura e da escrita. A ideia é que os estudantes conheçam as funcionalidades das principais ferramentas.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com o Laboratório da Palavra e o Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (Lab-la) da Faculdade de Letras da UFRJ e apoio da Associação de Pós-graduandos (APG/UFRJ).