Revista PGPU publicará dossiê sobre acessibilidade

Publicação especial organizada pela PR-4, em parceria com a PR-7, a Dirac e o projeto ComAcess, aceita submissões até 30/9

Por Carol Correia – Fonte: www.ufrj.br

A revista Práticas em Gestão Pública Universitária (PGPU), organizada pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), publicará em 2024 um dossiê especial sobre acessibilidade. A iniciativa busca fornecer um espaço de discussão das experiências institucionais sobre o tema.

As instituições públicas de ensino superior passaram por significativas mudanças na última década, e a principal delas é o aumento da diversidade em sua comunidade acadêmica. Políticas públicas de inclusão, como a lei de cotas, impulsionaram a participação de grupos historicamente excluídos da sociedade, permitindo que negros, indígenas, pessoas com deficiência, entre outros, tivessem mais acesso aos seus espaços.

Apesar dos significativos avanços, muitos desafios ainda se mostram no dia a dia das instituições para, de fato, garantir equidade de condições a toda a sociedade. Dessa maneira, a PGPU realizará o dossiê temático, em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PR-7), a Diretoria de Acessibilidade (Dirac) e o Projeto de Pesquisa e Elaboração de Comunicações Acessíveis (ComAcess), vinculado ao Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE).

Daniela Tavares, responsável pelo ComAcess e coordenadora da comissão organizadora do dossiê, afirma que a ideia partiu de sua vivência como servidora com deficiência na Universidade.

“Queremos fomentar e ampliar discussões na área para uma maior sensibilização da comunidade interna sobre a importância de promover a acessibilidade em todas as áreas.  Seja na comunicação, na arquitetura ou em qualquer área do conhecimento. Essa é uma oportunidade de fazer com que a acessibilidade seja abordada cada vez mais de maneira acadêmica na UFRJ, nos colocando como centro de formação e transmissão de conhecimento”, defende.

De acordo com a comunicadora, a UFRJ e as outras instituições de ensino superior precisam trabalhar a acessibilidade em suas diversas frentes, buscando contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária.

“Ao pensarmos nesse dossiê, esperamos contribuir cada vez mais com a diminuição da discriminação, dos preconceitos e da comunicação violenta”, conta.

Toda a comunidade universitária e pesquisadores de outras instituições de ensino superior podem participar do dossiê temático por meio de trabalhos que falem sobre iniciativas de acessibilidade. Práticas interdisciplinares, políticas institucionais e outros mecanismos pedagógicos ou administrativos que estejam presentes nas universidades podem ser registrados em edição do periódico no ano que vem.

Os interessados podem submeter os trabalhos até o dia 30/9. Os artigos escolhidos serão publicados na primeira edição de 2024. Saiba mais sobre a revista e sobre as inscrições no site da PGPU (https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu).