Seção de Ensino do CT: apoio para o corpo discente

O setor oferece suporte aos estudantes, mas poucos conhecem suas principais atividades

Por Rebecca Henze – Fonte: www.ufrj.br

A Seção de Ensino da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ tem atividades relacionadas à rotina administrativa acadêmica e ajuda o corpo estudantil do CT de inúmeras maneiras ao longo do ano. No geral, as atribuições da Seção de Ensino envolvem o processo de ingresso de alunos, a permanência nos cursos, o trancamento de matrícula ou até mesmo a evasão. Ainda assim, sua importância e suas principais atividades são desconhecidas por muitos estudantes do CT.

“Os pedidos que recebemos vão desde o cancelamento de matrícula até o trancamento de matrícula fora do prazo, por exemplo. O universo de solicitantes abrange alunos e ex-alunos, professores, direções de ensino das unidades e o público externo. Na verdade, atendemos a todos que procuram o CT com as mais diversas solicitações, da mais simples informação até a cópia do histórico escolar de um ex-aluno que estudou aqui há décadas antes da implantação do sistema acadêmico”, conta Roberto Lemos, Técnico em Assuntos Educacionais e Chefe da Seção de Ensino do CT.

Análise dos processos de antigos alunos do CT – Foto: CT
Roberto Lemos e Sandra Miranda mostram o modelo do histórico escolar dos antes da implantação do sistema acadêmico  Foto: CT
Equipe do Setor de Ensino do CT: Roberto Lemos, Sandra Miranda e Daianne Ferreira – Foto: CT

A Seção de Ensino também é responsável por sugerir mudanças em resoluções do CEG; realizar encontros com representantes das Secretarias Acadêmicas das Unidades; apoiar com dados do SIGA os pedidos de Coordenações e Direções; colaborar na formulação da base de conhecimento do SEI; além de criar rotinas internas que agilizem o atendimento dos pedidos solicitados. A Seção de Ensino também dá suporte às atividades da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), como o processo de heteroidentificação, e segundo Roberto, o maior obstáculo é o atual quadro de funcionários, considerado enxuto para o número de atividades realizadas.

O corpo discente do CT pode solicitar atendimento com a Seção de Ensino de forma presencial de 09h às 19h, no prédio do CT, Ligação ABC – sala 114; pelo e-mail ensino@ct.ufrj.br ou pelo atendimento.ct.ufrj.br