Segunda temporada do Tecnoversas do CT estreia na Rádio UFRJ no dia 8 de julho

O podcast apresenta as novidades da ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas pelas Unidades do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ

Por Setor de Comunicação do CT

O Tecnoversas, o podcast que apresenta as novidades da Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides), estreia sua segunda temporada no dia 8 de julho. O programa, disponível sempre na primeira quinta-feira do mês no site da Rádio UFRJ e nas plataformas Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict às 10 horas (inédito) e 15 horas (reprise), vai deixar o ouvinte por dentro da ciência, tecnologia e inovação que são desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ. A Coordenação de Integração Acadêmica, o Setor de Comunicação da Decania do CT e o Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da COPPE estão à frente da produção do Tecnoversas.

Na estreia da segunda temporada, o Tecnoversas apresenta a entrevista com Isaac Volschan, professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA) da Escola Politécnica da UFRJ, que explica como projeto “Monitoramento espaço-temporal da concentração de Sars-Cov-2 nos esgotos sanitários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro como estratégia de apoio às ações de vigilância epidemiológica da Covid-19”, conhecido como Monitora Corona, contribuiu para as ações de vigilância epidemiológica da doença no Estado.

Em agosto, o programa traz a professora Maria Inês Tavares, Diretora do Instituto de Macromoléculas (IMA), para contar como os alimentos funcionais que, além do valor nutricional, ainda possuem compostos que oferecem benefícios para diversas funções do corpo e falar como os polímeros contribuem para a ingestão dos ingredientes nutracêuticos. O Tecnoversas, em setembro, trará a Diretora da Escola Politécnica, a professora Cláudia Morgado, para falar sobre a importância da Poli na formação de engenheiros para o Brasil, os principais desafios da engenharia no século XXI e readequação às novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de engenharia.

Em outubro, Ana Lúcia Vendramini, Diretora de Pesquisa e professora do Programa de Pós-graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social oferecido pelo Nides, aponta o potencial para desenvolvimento uma nova cadeia produtiva, a Algicultura, que prevê o aproveitamento integral da alga Kappaphycus alvarezii. Além da proteína, a alga contém fibras e minerais benéficos para o organismo e pode ser usada na produção de alimentos, bebidas, cosméticos, fertilizantes e ração animal.

Siga o Centro de Tecnologia no Facebook/@ufrjct e no Instagram/ctufrj e fique por dentro da programação do Tecnoversas.

Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h, com reprise às 15h