Participantes da última edição do Enem podem se inscrever até 1º/7. UFRJ tem mais de 4.000 vagas disponíveis
Por João Gabriel Haddad – Fonte: www.ufrj.br
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está com inscrições abertas de 28/6 a 1º/7 para os cursos de ensino superior do segundo período letivo de 2022. Os candidatos devem realizar a inscrição pela plataforma do Sisu, apontando os dois cursos de preferência. A pontuação dos candidatos é definida a partir da nota do Enem 2021.
A UFRJ possui 4.027 vagas disponíveis no Sisu em cursos de graduação. As vagas são para os campi Cidade Universitária, Praia Vermelha, Duque de Caxias e Macaé, além das unidades isoladas, para ingresso no segundo semestre de 2022. O resultado da chamada regular será divulgado em 6/7, e a matrícula dos candidatos convocados nessa fase deve ser feita de 13 a 18/7. Mais informações sobre o processo seletivo da UFRJ podem ser encontradas no site do Acesso à Graduação. Em caso de dúvidas, envie e-mail para acessograduacao@ufrj.br.
A reitora Denise Pires de Carvalho já dá as boas-vindas aos novos alunos.
“A UFRJ oferece alguns dos melhores cursos de graduação do país, nas diferentes áreas do conhecimento. Sejam muito bem-vindos e desfrutem do ensino, pesquisa e extensão, que se equiparam aos das melhores universidades do mundo!”, afirmou.
A UFRJ
Maior universidade federal do Brasil, a UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do país, com atividade desde 1792 (Escola Politécnica, a sétima escola de Engenharia do mundo e a mais antiga das Américas) e organizada como universidade em 1920. Presença registrada nas 15 melhores posições dos mais diversos rankings acadêmicos na América Latina, a instituição conta, hoje, com 172 cursos presenciais de graduação, quatro de graduação a distância, 315 de especialização e 224 programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado).
O corpo social da UFRJ é composto por mais de 65 mil estudantes (anualmente, 5.000 se formam todo ano na graduação, e 2.600 dissertações e teses são produzidas); 4.000 docentes (nove em cada dez possuem diploma de doutorado); 3.700 técnicos-administrativos atuantes nos hospitais da UFRJ e 5.600 técnicos-administrativos atuantes nas demais unidades.
A Universidade tem estrutura similar à de um município de médio porte. A Cidade Universitária, campus principal, tem circulação diária de cerca de 100 mil pessoas. Compatível com o seu grau de relevância estratégica para o desenvolvimento do país, a UFRJ formou uma sucessão de ex-alunos notáveis, como o indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Osvaldo Aranha; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; o arquiteto Oscar Niemeyer; os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas; a jornalista Fátima Bernardes e o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a receber a Medalha Fields, prêmio oferecido a matemáticos com até 40 anos de idade e considerado equivalente ao Prêmio Nobel.
Quarta instituição que mais produz ciência no Brasil, a UFRJ possui dois campi fora da capital fluminense: um em Macaé e outro em Duque de Caxias. Com projetos de ponta nas áreas científica e cultural, a antiga Universidade do Brasil tem sob seu escopo um complexo hospitalar com nove unidades de saúde, 19 entes museais, 1.456 laboratórios, 44 bibliotecas e um Parque Tecnológico de 350 mil metros quadrados, com startups e empresas de protagonismo nacional e internacional.
Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França.