Soluções para o desenvolvimento do Rio de Janeiro

Friperj abre, até 23/9, inscrições para seminários com propostas de pesquisadores fluminenses

Por Max Miliano Melo – Fonte: www.ufrj,br

O desenvolvimento socioeconômico e os desafios estruturais do estado do Rio de Janeiro serão discutidos durante dois eventos que acontecerão simultaneamente entre os dias 25 e 27/11, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). O I Seminário de Estudos sobre o Estado do Rio de Janeiro (I Seerj) e o III Seminário de Economia Fluminense (III SEF) reúnem pesquisadores e especialistas para tratar de questões críticas relacionadas ao futuro do estado.

Com o tema Sistematização de Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, os seminários têm como foco promover uma plataforma de diálogo entre a comunidade acadêmica e científica, com o objetivo de identificar soluções para os desafios econômicos, políticos, culturais e ambientais que impactam o estado e suas regiões. O evento pretende não só destacar problemas, mas também articular propostas que possam nortear políticas públicas mais eficientes.

As inscrições para submissão de resumos estão abertas até o dia 23/9. Cada participante poderá enviar até dois resumos de trabalhos, sendo permitido que cada proposta tenha até cinco coautores. Um dos autores deverá ser o responsável por apresentar o trabalho. As sessões temáticas tratarão de assuntos como saúde pública, educação, segurança, clima, mobilidade urbana, entre outros tópicos essenciais para o desenvolvimento fluminense.

Dentre os temas que serão abordados, estão:

  • desafios na política de saúde do estado do Rio de Janeiro;
  • políticas educacionais e seus impactos;
  • segurança pública e configuração territorial;
  • mudanças climáticas e energias renováveis;
  • infraestrutura e mobilidade urbana;
  • relações étnico-raciais e de gênero.

O I Seerj é promovido pelo Fórum dos Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), que congrega, além da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Colégio Pedro II (CPII), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal Fluminense (IFF).

Já o III SEF é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento da UFRRJ.

Como resultado do evento, será publicado um e-book com os trabalhos selecionados, reunindo as contribuições apresentadas nas diversas sessões temáticas. O objetivo é fomentar um debate contínuo e contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado.

Mais informações: https://eventos.ufrrj.br/sef/apresentacao/