Superintendente de Tecnologia da Informação da UFRJ é anunciado gestor do Ceitec, do governo federal

Augusto Cesar Gadelha Vieira dirigirá instituição responsável pela produção de semicondutores

Por Victor França – Fonte: www.ufrj.br

O superintendente-geral de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFRJ, Augusto Cesar Gadelha Vieira, foi confirmado como o novo gestor do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). O nome de Gadelha foi votado em assembleia-geral extraordinária realizada na tarde de quarta-feira, 8/2. Ele estará à frente da instituição pelos próximos seis meses pelo menos.

O Ceitec é uma instituição estatal federal, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que atua na área de semicondutores (chips). Sediada em Porto Alegre, a instituição ficou conhecida no passado por ser a fabricante do chamado “chip do boi”, tecnologia para rastreamento do gado. Criada em 2008, quando Lula também era presidente, seu objetivo era que o Brasil tivesse uma grande fabricante nacional de chips.

Além de titular da Superintendência-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) da UFRJ, Gadelha é professor do Instituto de Matemática. Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Stanford (Estados Unidos), o docente é mestre e graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Gadelha é pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), vinculado ao MCTI desde 1982. Foi professor visitante e adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ocupou diversos cargos no serviço público federal. Entre eles: diretor do DataSus, do Ministério da Saúde; secretário de Política de Informática, do MCTI; secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do MCTI; diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações.

Gadelha presidiu os conselhos de Administração do Ceitec e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Foi também coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Integrou o grupo gestor do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), que implantou a TV Digital no Brasil, tendo sido, inclusive, coordenador. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe de Comendador e o Prêmio Notabile Personalidade mais Inovadora no CIO Brasil GOV 2014. Sua pesquisa se debruça sobre a área de processamento de sinais digitais.

Governo trabalha para reversão do encerramento do Ceitec

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou um grupo de trabalho (GT) para estudar a reversão do processo de liquidação (encerramento) do Ceitec, já que o Centro foi incluído nos estudos para privatização pelo governo Jair Bolsonaro. Os trabalhos do GT serão coordenados pelo MCTI. Também participarão representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), da Casa Civil e dos ministérios da Fazenda; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O grupo terá 120 dias para entregar as conclusões sobre o futuro do Ceitec. O prazo pode ser estendido.

Depois de anunciada como titular do MCTI, ainda na transição de governo, Luciana Santos afirmou que a nova gestão pretendia retomar o funcionamento do Ceitec.

“A gente não pode ter um grau de dependência de vários insumos e produtos, entre eles os de semicondutores. Então nós vamos retomar, sim, a fábrica de semicondutores no país pela importância estratégica que isso tem para a nossa soberania nacional”, afirmou, à época.