Tecnoversas estreia a 5ª temporada com bate-papo sobre sensor de fibra óptica nano-biotecnológico

O podcast transmitido pela Rádio UFRJ passa a ser semanal

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

O Tecnoversas é o podcast do Centro de Tecnologia, criado com o objetivo de divulgar as pesquisas e projetos desenvolvidos pelas unidades do CT – Escola Politécnica, Escola de Química, Coppe, Instituto de Macromoléculas e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social -, por meio de uma linguagem acessível ao público. Os episódios são produzidos por Marcia Ehmann do Setor de Comunicação e por Iris Guardatti da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT; e pela equipe do Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe), formada por Gabriel Savelli, apresentador e responsável pela edição dos programas, Priscyla Barbosa e Andreia Nascimento.

Para Gabriel Savelli, “o Tecnoversas é uma oportunidade muito legal de conhecer um pouquinho do que acontece no CT, tanto para quem é de fora quanto para quem trabalha e/ou estuda no Centro de Tecnologia. Nosso objetivo é fortalecer a integração da comunidade universitária e, ao mesmo tempo, construir uma ponte de diálogo com a sociedade”.

A grande novidade desta quinta temporada é que o Tecnoversas passa a ser semanal, sempre às quintas-feiras, às 11h, os programas estreiam na Rádio UFRJ, com reprise às 16h, e depois ficam disponíveis nas principais plataformas de streaming.

Nesta quinta-feira (10/10), foi lançado o primeiro episódio, um bate papo com Marcelo Werneck, professor dos Programas de Engenharia Elétrica e de Engenharia da Nanotecnologia da Coppe; e Regina Allil, também professora do Programa de Engenharia Elétrica, sobre o sensor de fibra óptica nano-biotecnológico.

No programa, os entrevistados falaram sobre a capacidade do sensor de detectar rapidamente a contaminação da água pela bactéria Escherichia coli, e assim a sua importância, levando em consideração a rapidez e sensibilidade dos resultados, baixo custo, mobilidade e a facilidade de fabricação em relação aos atuais.

O programa trata de temas complexos do universo científico e em uma linguagem fácil de compreender. Marcia Ehmann do Setor de Comunicação da Decania do CT explica: “A proposta é desmistificar a ideia que muitos possuem de que as pesquisas acadêmicas não possuem aplicabilidade, muitos não sabem que a IA, as energias renováveis, transmissão de dados e outras tecnologias que já fazem parte do nosso dia a dia começaram a ser estudadas e desenvolvidas nas universidades.”

A servidora também conta que o principal desafio é selecionar os temas a serem tratados: “O CT possui muitos pesquisadores e laboratórios produzindo  conhecimento, mas precisamos selecionar os assuntos que mais despertam o interesse dos ouvintes durante a temporada que vai ao ar”. Sobre a nova temporada, ela adianta: “os ouvintes vão conhecer os desafios da descarbonização no setor de energia, a troca entre o conhecimento técnico-científico e a valorização dos saberes tradicionais na indústria naval, o uso de bioativos e fibras naturais na composição de embalagens e plásticos biodegradáveis, o uso de energia solar em barcos de competição, a Urbanização e os desafios para o manejo de águas pluviais e muito mais”.

O Tecnoversas possui vários bate-papos interessantes sobre tecnologia, inovação, ciência, iniciativas e pesquisas desenvolvidas no Centro de Tecnologia da UFRJ. A playlist com todos episódios anteriores do Tecnoversas está disponível na Rádio UFRJ e nas principais plataformas de streaming, vale a pena conferir!

Serviço:
Tecnoversas – programa semanal, vai ao ar toda quinta-feira
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn

Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli