Ler mais">

Tecnoversas lança sexta temporada na Rádio UFRJ

Podcast da Decania do CT estreou com programa sobre “Economia solidária e digitalização”

Por Setor de Comunicação da Decania do CT

O Tecnoversas é o podcast da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ que divulga por meio de uma linguagem acessível ao público as pesquisas e os projetos desenvolvidos por suas cinco unidades – Escola Politécnica, Escola de Química, Coppe, Instituto de Macromoléculas (IMA) e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides). O programa, que estreou sua sexta temporada no dia 28 de agosto, vai ao ar sempre às quintas-feiras, às 11h, com reprise às 16h, na Rádio UFRJ e depois fica disponível nas principais plataformas de streaming.

Os episódios são produzidos por Marcia Ehmann do Setor de Comunicação e por Iris Guardatti da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT, além de Gabriel Savelli, Priscyla Barbosa e Andrea Nascimento, da Coppe. As séries de três episódios, que permite que alguns temas sejam explorados com mais profundidade, são a novidade nesta nova etapa.

Equipe do Tecnoversas: Gabriel Savelli, Iris Guadartti, Andréa Nascimento, Marcia Ehmann e Priscyla Barbosa – Foto: CT

O episódio de estreia deu início a série “Economia solidária e digitalização” com três programas sobre moedas comunitárias ou sociais. Essa forma alternativa de moeda circula em comunidades para fortalecer a economia local, melhorar a distribuição de renda dentro do grupo e reduzir a dependência aos bancos tradicionais. No primeiro episódio Luiz Arthur Faria, professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe e do Laboratório de Informática e Sociedade (LabIS) e membro do Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais; e Joaquim Melo, educador popular, líder comunitário, co-fundador do Banco Palmas, o primeiro banco comunitário do país criado em 1998, que fica em Fortaleza; contaram sobre origem das moedas sociais. Para quem perdeu é possível acessá-lo aqui.

O segundo programa, que vai ao ar no dia 4/9, terá como tema os bancos comunitários e os convidados são Eduardo Diniz, professor do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da Escola de Administração do Estado da Fundação de São Paulo Getúlio Vargas, e Natália Sciammarella, Diretora Financeira do Banco Mumbuca, vão explicar como esses sistemas financeiros alternativos funcionam, seus impactos na economia local e como o banco gere a moeda social Mumbuca, adotada pelo programa de Renda Básica de Cidadania do município de Maricá.

Abordar temas complexos do universo científico em uma linguagem simples que todos possam compreender é o desafio do Tecnoversas. Marcia Ehmann do Setor de Comunicação da Decania do CT fala que com o aumento dos movimentos que questionam o valor do conhecimento científico e do papel das universidades públicas, o Tecnoversas é uma oportunidade para mostrar a aplicabilidade das pesquisas acadêmicas, muitas tecnologias que hoje fazem parte do nosso cotidiano são fruto dos estudos desenvolvidos pelas universidades. Já Gabriel Savelli, apresentador e editor do podcast, “a proposta do programa é a divulgação científica, levar a produção acadêmica para fora dos muros da UFRJ para dialogar com a sociedade. Além de apresentar o conhecimento gerado nas unidades do CT, que possui mais de 300 laboratórios de pesquisa, para toda a comunidade universitária”.

O Selo ODS Educação, a Escola de Ecodesign da UFRJ, o uso de nanopartículas na geração de energia renovável, as ações para conter o avanço das mudanças climáticas são alguns dos temas deste novo ciclo. O Tecnoversas possui vários bate-papos sobre tecnologia, inovação, ciência, iniciativas e pesquisas desenvolvidas no CT e a playlist com os episódios das temporadas anteriores está disponível na Rádio UFRJ e nas principais plataformas de streaming

Serviço:

Tecnoversas – programa semanal, vai ao ar toda quinta-feira

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 11h, com reprise às 16h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn

Créditos:

Produção: Decania do CT e Coppe

Locução e edição: Gabriel Savelli