THE 2021 será realizado de forma remota pela primeira vez

Continuidade do THE remoto será ainda avaliada; validade de três anos é um incentivo para que alunos de ensino médio participem

Por Igor Berrogain

A pandemia tem alterado as práticas acadêmicas da UFRJ, inclusive o Teste de Habilidade Específica (THE), que este ano será exigido apenas para os cursos de bacharelado e licenciatura em Música e será realizado de forma remota. A inscrição – que pode ser feita no endereço eletrônico www.acessograduacao.ufrj.br de forma gratuita – começa às 10h no dia 8/2 e se estenderá até às 16h de 19/2. O candidato que foi aprovado no THE de 2018, 2019 ou 2020 não precisará participar da edição deste ano.

O THE 2021 terá prova prática para os 27 cursos de graduação que a Escola de Música (EM) da UFRJ oferece. A avaliação se resumirá, para os cursos de bacharelado, ao envio de um vídeo de, no máximo, 10 minutos e, para os cursos de licenciatura, de até 3 minutos. Apenas para o curso de Composição, os candidatos terão que passar por uma prova escrita.

“O THE presencial da Escola de Música, geralmente, apresenta 400 candidatos em média. O THE remoto deve facilitar ainda mais a participação dos estudantes que querem entrar em cursos de graduação da Escola. Será uma grande oportunidade de inserção de candidatos de outros estados e também do estado do Rio de Janeiro”, destaca Ronal Silveira, diretor da EM.

As bancas examinadoras se reunirão remotamente para avaliar os vídeos enviados pelos candidatos, considerando as habilidades elencadas no edital, tais como capacidade de se expressar musicalmente em situação de performance; execução de ritmos variados de forma precisa; expressão dinâmica e musical, conectando seus diversos elementos. O resultado final do teste será divulgado na página www.acessograduacao.ufrj.br em data ainda a ser definida.

Para mais informações sobre o THE 2021 da UFRJ, acesse o edital. A EM também oferece uma página na qual o candidato pode tirar todas as suas dúvidas.

Fonte: www.ufrj.br