UFRJ assina acordo de cooperação com instituição chinesa para impulsionar inovação conjunta

Formalização da parceria aconteceu durante o China-Brazil Business Matchmaking Event, realizado na Cidade Universitária

Por Bárbara Abreu – Fonte: www.ufrj.br

A Inovateca, edifício que integra a infraestrutura do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária, foi o local escolhido para a realização do China-Brazil Business Matchmaking Event, na segunda-feira, 19/5, evento voltado para o intercâmbio de ideias, cooperação internacional e estabelecimento de parcerias estratégicas.

A programação teve como destaque a assinatura de um acordo de cooperação entre a UFRJ e o Brics Partnership on New Industrial Revolution Innovation Center (Bpic), instituição chinesa que visa ao fortalecimento da inovação no âmbito do Brics.

O Memorando de Entendimento (MOU) prevê a realização de projetos colaborativos entre think tanks (instituições que fazem a ponte entre o conhecimento acadêmico/científico e a formulação de políticas públicas), com a participação da UFRJ na Xiamen Bpic Think Tanks Alliance. Além disso, estão no escopo do ajuste a capacitação de pessoas e a promoção da inovação científica, com foco na transformação de resultados de pesquisas em soluções aplicadas.

As áreas estratégicas da cooperação incluem os seguintes eixos temáticos: tecnologias de baixo carbono e sustentabilidade; biotecnologia e ciências da vida; economia digital e tecnologias emergentes; manufatura inteligente e materiais avançados; transição energética e resiliência climática; e diplomacia científica e políticas de inovação.

“O mais interessante é que o acordo engloba diversas áreas, como a da saúde e afins, o que é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e humana”, afirmou a vice-reitora da UFRJ, Cássia Turci, que presidiu a abertura do evento, ao lado do diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo Toledo.

O vice-prefeito de Xiamen e diretor-geral do Bpic, Zhuang Rongliang, e a vice-reitora da UFRJ, Cássia Turci | Foto: Getúlio Ribeiro

A parceria, que, no Brasil, será operacionalizada pelo Centro Brasil-Brics de Inovação para a Neoindustrialização, prevê, ainda, compartilhamento de informações, uso de estruturas dos parceiros para projetos conjuntos, criação de grupos de trabalho e realização de eventos colaborativos, como seminários, fóruns e treinamentos.

Também estavam no encontro o vice-prefeito da cidade chinesa Xiamen e diretor-geral do Bpic, Zhuang Rongliang, o cônsul chinês Wang Haitao e o representante regional da ApexBrasil no sudeste, Gustavo Sperandio Fernandes.

“Por meio dessa cooperação, buscamos fornecer referências práticas e orientações para aprofundar a cooperação industrial entre os países do Brics”, disse Zhuang Rongliang.