UFRJ concede diplomas de Dignidade Acadêmica a 243 alunos com elevado desempenho na graduação

Solenidade reconhece a dedicação e empenho dos estudantes durante a jornada de formação na Universidade

Por Vitor Ramos – Fonte: www.ufrj.br

O auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi palco, nesta quarta-feira, 8/10, da solenidade de entrega dos Diplomas de Dignidade Acadêmica. Presidida pela vice-reitora, Cássia Turci, a celebração contou com a participação da pró-reitora de graduação, Maria Fernanda Quintela, de decanos dos centros e dos diretores das unidades acadêmicas, além de amigos e familiares dos agraciados.

Promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), a solenidade laureou 243 alunos de diferentes áreas do conhecimento que concluíram a formação superior com êxito. O diploma é concedido em diferentes graus: Summa Cum Laude, para estudantes com coeficientes de rendimento acumulado (CRA) igual ou superior a 9,5; Magna Cum Laude, para alunos com CRA igual ou superior a 9,0; e Cum Laude, para aqueles com CRA igual ou superior a 8,0. Também é necessário que o estudante tenha obtido número de créditos não inferior a 80% do total de cada curso, além de não ter sofrido qualquer sanção disciplinar ao longo da graduação.

A vice-reitora da UFRJ, Cássia Turci, e a pró-reitora de graduação, Maria Fernanda Quintela, participaram da celebração | Foto: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)

“O que se coloca aqui não é simplesmente um coeficiente de rendimento acumulado, mas  outras características implícitas, que constituirão durante toda a vida pessoal e profissionalmente. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, nós continuamos desenvolvendo nossas atividades com excelência, com qualidade, com ética e com comprometimento. Desejo vivamente que a jornada profissional de cada um siga um caminho esplendoroso, com os valores éticos, democráticos e reflexivos que a nossa Universidade sintetiza”, destacou a pró-reitora de graduação.

A vice-reitora destacou a dedicação do corpo social na formação dos alunos. “Estamos lutando para que os estudantes recebam a melhor formação possível. Não só a formação técnica, mas a formação cidadã, para que possam trabalhar com ética e empatia, para fazerem a diferença neste nosso país, que ainda é tão injusto. Passamos dificuldades em termos de infraestrutura, principalmente para nossa graduação, mas sabemos que a maior riqueza que temos é o nosso corpo social: nossos professores, professoras, decanos e decanas, nossos servidores técnico-administrativos em educação e os nossos estudantes”, disse.

A concessão dos Diplomas de Dignidade Acadêmica é realizada por meio de solicitação do próprio aluno. Basta fazer um requerimento de análise do desempenho acadêmico pelo e-mail dignidadeacademica@pr1.ufrj.br. As instruções para as solicitações estão disponíveis no site da PR1.