Instituição também ocupou posições de destaque em outras seis áreas de concentração
Por Moniqui Frazão – Fonte: www.ufrj.br
A Universidade Federal do Rio de Janeiro está entre as 100 melhores universidades do mundo em duas áreas de Engenharia, segundo o Global Ranking of Academic Subjects (Gras) 2022, apresentado no dia 19/7 pela consultoria chinesa ShanghaiRanking. A classificação é um ranking mundial de universidades por disciplinas acadêmicas publicado desde 2017.
A Universidade aparece entre as 100 melhores instituições mundiais em duas áreas de concentração: em Engenharia Naval e Oceânica ocupou a 28ª colocação e em Engenharia de Minas e Mineração ficou posicionada no grupo que ocupa entre o 76º e o 100º lugares.
A UFRJ também aparece entre as 200 melhores instituições de ensino superior nas áreas de concentração de Oceanografia, Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Odontologia, nas quais ficou colocada no grupo que ocupa entre o 151º e o 200º lugares. Em outras três áreas de concentração, a Universidade ficou entre as posições 201ª e 300ª: Matemática, Física e Engenharia Civil.
No grupo que ocupa entre o 401º e o 500º lugares, a UFRJ apareceu nas áreas de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas Humanas e Farmácia e Ciências Farmacêuticas.
O Gras examinou as universidades que fizeram certo número de publicações durante o período de 2016-2020. O limite de publicações é definido conforme diferentes assuntos e os dados bibliométricos são coletados da Web of Science, plataforma on-line com base de dados de informações de bibliografias e citações, e do InCites, ferramenta on-line de avaliação de pesquisa baseada em citações.
Global Ranking of Academic Subjects
O Gras 2022 contém classificações de universidades em 54 disciplinas em Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais. Estão listadas no ranking mais de 1.800 das 5 mil universidades em 96 países e regiões.
“Os rankings Gras usam uma série de indicadores acadêmicos objetivos e dados de terceiros para medir o desempenho das universidades mundiais em seus respectivos assuntos, incluindo produção de pesquisa, influência da pesquisa, colaboração internacional, qualidade da pesquisa e prêmios acadêmicos internacionais”, informa o site do ranking. O índice de prêmios acadêmicos internacionais é baseado na Pesquisa de Excelência Acadêmica (AES) realizada pela ShanghaiRanking desde 2017.
Até março de 2022, mais de mil professores das principais universidades do mundo participaram da pesquisa. As respostas revelaram 180 principais periódicos em 52 assuntos, 36 principais prêmios em 29 assuntos e 31 principais conferências para Ciência da Computação e Engenharia.